Mercado do açúcar considera números do setor brasileiro e finaliza o dia em campo positivo

Publicado em 27/12/2024 16:17

Logotipo Notícias Agrícolas

Nesta tarde de sexta-feira (27), os contratos internacionais de açúcar encerraram o dia em alta. O contrato para março/25 fechou a 19,41 centavos de dólar por libra-peso, representando um aumento de 0,78%. Este movimento reflete a safra brasileira, que, segundo o último relatório da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), mostrou uma retração no processamento de cana. Na segunda quinzena de novembro, as usinas do Centro-Sul processaram 20,35 milhões de toneladas, contra 24 milhões no mesmo período da safra 2023/2024, o que corresponde a uma queda de 15,2%. No acumulado da safra 2024/2025 até 1º de dezembro, a moagem atingiu 602,94 milhões de toneladas, uma redução de 2,75% em relação às 619,97 milhões de toneladas registradas no ciclo anterior.

Além disso, dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) indicam que a produtividade também sofreu impacto. Até novembro, a produção média caiu de 88,1 toneladas por hectare na safra anterior para 78,6 toneladas por hectare nesta temporada, uma redução de 10,8%. A qualidade da matéria-prima (ATR) também apresentou queda em novembro, passando de 128,6 kg/tc na safra passada para 123,3 kg/tc, resultado das chuvas recentes. No acumulado da safra, o ATR está em 137,3 kg/tc, levemente acima dos 136,0 kg/tc registrados no mesmo período do ciclo anterior. As chuvas no fim do ano impactaram a colheita, forçando várias usinas a adiar a finalização das operações, que devem ser retomadas em janeiro.

Ainda, o açúcar na Bolsa de Nova York atingiu uma mínima de 3 meses e está sob pressão desde que o Secretário de Alimentos da Índia, anunciou a possibilidade de exportações de açúcar, caso haja excedente após atender à demanda doméstica de mistura de etanol. A Índia estima atualmente um excedente de cerca de 1 milhão de toneladas nesta temporada. O cenário é agravado pela desvalorização do real brasileiro, que incentiva as exportações de açúcar pelos produtores nacionais. Apesar de estar ligeiramente acima da mínima registrada na última quarta-feira, a fraqueza do real em relação ao dólar continua sendo um fator influente nos preços internacionais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário