Setor de açúcar da Índia quer desviar mais açúcar para etanol com melhora na safra
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - A indústria açucareira indiana pediu ao governo que permita que mais matéria-prima de açúcar seja desviada para a produção de etanol, citando a melhora na oferta de cana após chuvas fora de época nos principais Estados produtores em novembro e dezembro.
O segundo maior produtor de açúcar do mundo limitou no mês passado a quantidade que poderia ser desviada para o etanol na atual temporada, até o final de setembro, em 1,7 milhão de toneladas métricas, depois que as chuvas de monções abaixo do normal entre junho e setembro atingiram a safra de cana.
"Acreditamos que agora o governo pode facilmente permitir o desvio de cerca de 1,8 milhão de toneladas de açúcar adicional para a produção de etanol na atual temporada", disse a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA) em um comunicado.
A National Federation of Cooperative Sugar Factories (NFCSF), outro órgão do setor, defendeu pelo menos 1,5 milhão de toneladas adicionais, argumentando que essa medida ajudaria as usinas de açúcar e as destilarias a resolver os problemas financeiros que estão enfrentando.
As chuvas tardias melhoraram a produtividade da cana-de-açúcar, com a produção de açúcar na temporada 2023/24 sendo vista em 31,4 milhões de toneladas, acima da previsão inicial de 29,15 milhões de toneladas.
É provável que a Índia termine a atual temporada com estoques de açúcar de 8,45 milhões de toneladas, acima dos 5,6 milhões de toneladas do ano passado, com a produção superando a demanda local em cerca de 28,5 milhões de toneladas, disse a ISMA.
As usinas produziram 18,72 milhões de toneladas de açúcar de outubro a janeiro, um pouco abaixo das 19,5 milhões de toneladas do período anterior, de acordo com a ISMA.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário

Guerra comercial entre EUA e China gera dúvidas sobre demanda e impacta mercado do açúcar

Estoques 70% mais baixos de açúcar no Brasil levam a "mix" acima do normal, diz Safras

Mercado do açúcar continua em queda e patamar de 17 cents perde força em NY

Etanol/Cepea: Indicador do hidratado segue firme

Açúcar/Cepea: Oferta restrita sustenta médias do cristal

Mesmo com queda de produção, preços do açúcar caem por preocupação com demanda