Feplana participa de grupo formado no Mapa para elaborar proposta com novas regras para cultivares da cana

Publicado em 29/09/2023 10:46

Uma proposta de consenso sobre a ampliação do prazo de validade dos cultivares por empresas de pesquisa de variedades de cana e por entidades dos produtores canavieiros começou a ser construída pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Álcool e Açúcar do Ministério da Agricultura (Mapa). Um grupo com membros da CSAA foi criado nesta quarta-feira (27). A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) participa do grupo e defende a elevação do prazo de validade com transparência.

As empresas de pesquisa, como a Rede Interuniversitária de Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), defendem o acréscimo de 10 anos das cultivares de cana, passando de 15 anos para 25 anos. Dentre suas justificativas, estão o aporte econômico considerável devido ao volume e pacote tecnológico embarcado para criar as novas variedades de cana, além de anos para começa a ter retorno através da cobrança de royalties.

A Feplana acompanha o debate há anos e entende que a questão demanda uma solução que contemple os programas de melhoramento genético, bem como os produtores que utilizam cultivares. A entidade acredita no diálogo em busca do progresso dos envolvidos. Luís Henrique Scabello, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara-SP, participou da reunião na CSAA. Scabello é diretor da Feplana e conhecedor do assunto. Ele responde pela área de Melhoramento Genético na federação dos canavieiros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Feplana

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário