Ambev e Raízen impulsionam uso de energia renovável para recarga de caminhões elétricos
A iniciativa pioneira da Ambev em integrar caminhões elétricos à sua frota, que é uma das maiores do Brasil*, segue uma jornada de evolução que impulsiona sua agenda ESG, especialmente a frente de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Isso porque, junto à Raízen, empresa integrada de energia e referência global em bioenergia, a companhia deu mais um passo inovador e instalou uma estação de recarga com três carregadores exclusivos para a recarga rápida dos caminhões elétricos, que faz uso de energia renovável.
A estrutura completa de carregamento da Raízen oferece a solução Shell Recharge em estações de alta potência (150kW), sendo capaz de recarregar os veículos em até 60 minutos. Inicialmente, a parceria entre as empresas prevê o fornecimento anual de 480 MWh de energia limpa e renovável. Além de otimizar o serviço logístico da companhia, a Ambev estima que a redução no consumo de diesel pode chegar a 110 mil litros por ano.
Com início da operação no Rio de Janeiro, a estação Shell Recharge foi instalada na cervejaria localizada na Zona Oeste da cidade e será utilizada por 20 caminhões elétricos. A energia usada para o abastecimento dos veículos vem de fontes renováveis certificadas que ajudam a reduzir cerca de 300 toneladas de CO2 por ano.
O projeto integra o conjunto de práticas que a Ambev vem adotando para avançar em sua jornada de ação climática, um dos pilares que compõem sua estratégia ESG. Até 2025, a companhia assumiu o compromisso de ter 100% de eletricidade comprada advinda de fontes renováveis -- que está 98% concluído -- e reduzir 25% das emissões de carbono em toda cadeia de valor -- até o momento, a redução chegou em 17%. No ano passado, intensificou os esforços nessa frente e anunciou o plano global em se tornar Net Zero, isto é, reduzir as emissões líquidas de carbono dos escopos 1, 2 e 3 até 2040.
“Investir na eletrificação da nossa frota de caminhões foi uma atividade pioneira, realizada junto aos nossos parceiros logísticos, que vem inspirando outras empresas, e integra nossos esforços rumo à descarbonização de toda nossa cadeia. Estamos muito felizes e orgulhosos em dividir essa jornada com a Raízen, essencial no processo de ampliação do uso de energia renovável para o abastecimento dos caminhões elétricos”, afirma Paulo Zagman, VP de Logística da Ambev.
A Raízen segue avançando com o seu programa de eletromobilidade ao expandir a rede de recarga rápida Shell Recharge em postos Shell e hubs de recarga. As estações do programa podem recarregar até 80% da bateria de veículos elétricos em aproximadamente 35 minutos com energia limpa e renovável certificada pelo I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais que atende aos mais altos padrões de sustentabilidade energética.
“É uma honra para a Raízen poder anunciar essa parceria e ter trabalhado para a expansão do projeto de utilização de frota de veículos elétricos nas atividades logísticas da Ambev. Esta ação reforça o nosso propósito de utilizar a energia renovável como alternativa para a descarbonização do setor automotivo e, também, o nosso objetivo de oferecer uma solução e experiência única para os nossos clientes, atuando estrategicamente por meio da melhor eficiência, custo e sustentabilidade”, comenta Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen.
*Dados de emplacamento da FENABRAVE até junho de 2022; caminhões operados por parceiros logísticos e 100% dedicados à nossa distribuição
0 comentário
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp