Atvos qualifica moradores de Cachoeira Alta (GO) para atuar no setor sucroenergético
A Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país, acaba de capacitar cerca de 60 moradores de Cachoeira Alta (GO) divididos em três turmas, sendo duas para aprendizagem em auxiliar de produção agrícola e uma para operador(a) de máquinas agrícolas com foco em trator.
Formada por 9 mulheres e 8 homens da comunidade, 100% da turma de operadores de trator será contratada pela Unidade Rio Claro, em Caçu (GO), e começará a exercer a função na nova safra 2023/2024 da cana-de-açúcar, que será iniciada em breve. “É gratificante proporcionar oportunidades de emprego e renda para as comunidades locais, oferecer toda a nossa experiência e conhecimento e ver o empenho e a dedicação de todos os participantes, que desejam muito se desenvolver profissionalmente. Esperamos dar todo o suporte necessário para ajudá-los a atingir todo o seu potencial na prática e construir uma carreira no campo”, afirma Luiz Antonio Bianchi, diretor superintendente do Polo Goiás da Atvos.
Como auxiliares de produção agrícola, os novos profissionais poderão atuar em várias frentes, como no plantio, tratos culturais, brigada de incêndio agrícola e fertirrigação, apoiando na operação, na montagem e desmontagem de equipamentos, no apoio ao caminhão-pipa, entre outras atividades. “Nosso principal objetivo é qualificar essas pessoas para que estejam totalmente aptas a concorrer a vagas no mercado de trabalho como um todo, seja no setor sucroenergético como em outros segmentos do agronegócio. Naturalmente, temos total interesse de absorver essa mão de obra qualificada para as nossas operações”, pontua Bianchi.
Quem passou pelas capacitações destaca que a iniciativa abrirá muitas portas para o mercado de trabalho, além de contribuir para o desenvolvimento da região. É o caso de Fábio Modesto de Melo Silva, que fez parte da turma de operadores de trator e agora integrará o quadro de colaboradores da empresa. “Depois de trabalhar como autônomo e funcionário público, decidi começar do zero e agarrar a oportunidade para aprender uma nova função no campo. A experiência foi muito enriquecedora, os multiplicadores foram, de fato, facilitadores, que passaram todos os ensinamentos com uma didática excelente. Estou ansioso para começar a trabalhar e colocar em prática o que aprendi no curso”, comenta.
Totalizando cerca de 280 horas de aulas teóricas e práticas, os cursos gratuitos foram conduzidos pelas equipes de multiplicadores da Atvos, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Quirinópolis (GO). A iniciativa faz parte do Movimento Comunidade, um braço do MOVA - Modelo Vivo de Aprendizagem, que busca incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas que moram nas comunidades do entorno das operações, dos colaboradores e de outros públicos de interesse da companhia.
0 comentário
Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono
É um vitória para o setor produtivo afirma presidente da Unida sobre inclusão dos produtores de cana-de-açúcar no Renovabio
Preços do açúcar seguem em baixa, mas março/25 de NY recupera patamar dos 19 cents/lbp
Açúcar: Mercado inicia 2025 em tom de baixa
Açúcar abre em baixa e contrato março/25 de NY trabalha abaixo dos 19 cents/lbp