Dia Nacional da Cachaça: investimento no reposicionamento da bebida contribuiu para impulsionar o crescimento de 62% da receita de exportações da bebida entre os destilados no mercado internacional
O destilado mais antigo originário da América Latina, a Cachaça, nasceu no Brasil no Século XVI. Ao longo da sua história a bebida foi alvo de várias proibições, em especial na época do Brasil Colônia. Uma dessas proibições resultou na Revolta da Cachaça, quando produtores fluminenses rebelaram contra a proibição na produção deste destilado verde e amarelo. Como resultado, a produção da bebida voltou a ser permitida em 13 de setembro de 1661, data escolhida pelo Instituto Brasileiro da Cachaça para a celebração do Dia Nacional da Cachaça. Hoje, a bebida representa a brasilidade mundo afora, e vem conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional como um destilado cuja qualidade se compara e de outros grandes destilados de origem. Uma bebida versátil, a Cachaça vem conquistando espaço não só como ingrediente base para a coquetelaria, mas, também, sendo consumida pura.
Segundo dados compilados pelo Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC), entidade representativa do setor, vindos do Comex Stat, do Ministério da Economia, apenas nos primeiros oito meses de 2022 houve um crescimento de 26% no volume exportado em relação ao mesmo período no ano anterior, evoluindo de 4,7 milhões de litros 5,9 milhões, destinados a 66 países, principalmente Estados Unidos, Alemanha e Portugal. Em receita, acumulou-se um total de US$ 13,10 milhões, número 62% maior do que o registrado no mesmo período de 2021.
Parte desse crescimento se deve às oportunidades que as empresas brasileiras do setor têm encontrado a partir das ações realizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o IBRAC, tais como o Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça (Cachaça: Taste The New, Taste Brasil) e o pioneiro Programa de Qualificação para Exportação de Cachaça na versão Agronegócio (PEIEX Agro Cachaça). Um dos principais objetivos das iniciativas conjuntas entre ApexBrasil e o IBRAC é gerar reconhecimento global da Cachaça como uma bebida genuinamente brasileira e de qualidade internacionalmente competitiva, além de apresentar as versatilidades de consumo da bebida. “O Brasil tem a Cachaça como o destilado nacional por excelência e o vemos como um produto com enorme potencial de crescimento no mercado internacional. Sua promoção associa-se às características que compõem o perfil brasileiro de alegria e celebração da vida”, destaca o analista da Gerência do Agronegócio da ApexBrasil, Cláudio Borges.
Com o PEIEX Agro Cachaça, os produtores recebem conteúdo personalizado e especializado sobre o setor, conhecendo os principais requisitos específicos para exportar seus produtos. “De um lado, por meio do PEIEX Agro Cachaça, nós apoiamos empresas e produtores que estão começando a exportar com uma visão estratégica setorial, de modo que possam aproveitar da melhor forma possível as oportunidades de negócio que são geradas. Em um segundo momento, eles têm acesso ao projeto Taste The New, Taste Brasil para, efetivamente, implementar seu planejamento e chegar no comércio preparado para realizar negócios”, relata o analista da Gerência de Qualificação da ApexBrasil, Laudemir Muller. Segundo ele, a Cachaça é uma bebida sofisticada e de altíssima qualidade. “Nós estamos trabalhando em um posicionamento de mercado como um produto diferenciado, cuja base de produção possui empresas de vários portes, em especial micro e pequenas empresas e essa é a importância do PEIEX Agro Cachaça ao levar conhecimento para essas empresas”, continua.
O Taste The New, Taste Brasil oferece às empresas a oportunidade de participação em ações de promoção. Tendo como referência a sua maturidade exportadora, além de contribuir para o posicionamento da categoria em mercados selecionados. “Nosso trabalho é focado principalmente no branding, para que ela seja vista como a bebida nacional”, explica Borges. Nesse sentido, uma das principais ações de promoção da imagem da Cachaça é a criação do branding “Cachaça: Taste the New, Taste Brasil”.
Para Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC, o Projeto Setorial e o PEIEX Agro Cachaça são de extrema importância para o processo de internacionalização do setor pois, além de se complementarem, possibilitam ações integradas. “As duas iniciativas hoje compõem, de forma integrada, a base da estratégia de promoção internacional da Cachaça. O PEIEX Agro Cachaça capacita as empresas. Já o Projeto Setorial cria as oportunidades de promoção das empresas, além de possibilitar a construção de uma mensagem única sobre a Cachaça”.
O Projeto Setorial se dá por meio de um convênio entre as duas entidades e é renovado a cada dois anos. O convênio atual está vigente desde 2020 e foi prorrogado até março de 2023. Mais de 50 empresas são apoiadas pelo projeto e os países-foco deste período são a Alemanha, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, México, Portugal, Reino Unido e Suíça.
Geração de emprego
As exportações contribuem para alavancar internamente a empregabilidade na produção da aguardente de cana exclusiva da Brasil, que é um importante vetor de desenvolvimento regional e um importante setor para a economia nacional: há quase mil produtores de Cachaça, devidamente legalizados, espalhados pelo país, gerando mais de 600 mil empregos diretos e indiretos, segundo dados do IBRAC. Os principais se localizam em São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. No Brasil, a Cachaça está atrás apenas da cerveja entre as bebidas alcoólicas mais consumidas e ocupa o primeiro lugar no conjunto de destilados, em termos de volume.
O IBRAC
O IBRAC é a entidade representativa do setor da Cachaça, possui abrangência nacional e entre os seus associados figuram as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da Cachaça, sejam elas produtoras, estandardizadoras ou engarrafadoras, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça comercializado formalmente no Brasil, além de entidades de classe de abrangência nacional (duas), estadual (nove) e regional (uma). Com essa composição o IBRAC é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil.
A ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.
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