Em Piracicaba, Secretário de Agricultura se reúne com a diretoria da COPLACANA
Nesta quinta-feira, dia 7, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, estiveram na Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo - COPLACANA, em Piracicaba, recebidos pelo presidente da cooperativa, Arnaldo Bortoletto, pelo vice-presidente da cooperativa e presidente AFOCAPI (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), José Coral, em reunião com a presença do deputado estadual Alex de Madureira e diretores da cooperativa.
Na reunião com a diretoria da COPLACANA - a primeira cooperativa de plantadores de cana a ser fundada no Estado, em 1948 - e representantes dos produtores, o Secretário Itamar Borges ouviu as demandas do setor.
Na sua exposição, o secretário falou dos esforços em apoio aos produtores e do trabalho conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).
O primeiro passo foi o lançamento, no dia 1 de outubro, do Manual Técnico Operacional do Programa de Regularização Ambiental Rural (PRA), no âmbito do Programa Agro Legal -, que tem o objetivo de auxiliar na regularização das propriedades rurais de acordo com o Código Florestal. Além disso, foi feita uma resolução conjunta entre SAA e SIMA para regularização do PRA em SP, com a meta que das 360 mil propriedades paulistas, 100 mil tenham o Cadastro Ambiental Rural (CAR) homologado no Estado até o final do ano.
O secretário ainda lembrou que o Governo de SP liberou R$ 100 milhões em crédito emergencial para atendimento aos produtores rurais afetados por eventos como a pandemia, seca e geadas, sendo que os incêndios se enquadram na questão da seca e crise hídrica.
Falou do investimento em 52 milhões para a pesquisa no Agro Paulista, nos Institutos da Secretaria, o maior investimento da história desses institutos, que culmina no lançamento de novas cultivares, inclusive de cana, em benefício aos produtores.
Ainda destacou o programa AgroSP+Seguro que garante mais segurança no campo, em uma ação conjunta com os municípios. Na primeira fase, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai entregar 250 caminhonetes a municípios de diversas regiões do estado. Os veículos, modelo 4×4 diesel turbo e cabine dupla, terão identidade visual do programa e serão adaptados com giroflex e tecnologias como GPS e rádio comunicador. Caberá às administrações municipais, com a participação da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, a estruturação do esquema de segurança para fazer a ronda rural.
Por fim, o secretário ressaltou o lançamento do Programa Melhor Caminho, no próximo dia 14, em São José do Rio Preto, onde mais de 5 mil quilômetros de estradas rurais serão recuperadas em um ano.
Ainda no encontro, Arnaldo Bortoletto falou sobre a atuação da cooperativa em São Paulo e em outros estados, enquanto José Coral falou da história das entidades que representa e convidou o secretário para uma visita futura ao Hospital dos Fornecedores de Cana, na qual também é diretor presidente, e que conta com 300 leitos.
Também estiveram presentes na reunião o presidente do Sindicato Rural de Piracicaba e Região (Sindirpi), ligado à Faesp, Ciro Freitas, e o gerente-executivo, Tiago Silva; a gerente-geral da cooperativa de crédito Sicoob, Ingrid, e a gerente de relacionamento Diva; entre outros diretores e representantes.
0 comentário
Mercado do açúcar considera números do setor brasileiro e finaliza o dia em campo positivo
Em meio a volatilidade do dólar e possíveis exportações indianas, cotações do açúcar começam a subir
Estimativa de moagem de cana do Norte e Nordeste sofre corte, diz NovaBio
Após nova queda em NY, preços do açúcar vão às mínimas deste mês
Perdas do açúcar em NY ganham força e superam 1% na tarde desta 5ª feira (26)
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 5ª feira (26) na Bolsa de Nova York