Canavieiros da Socicana com práticas sustentáveis contam com linha de crédito com juros mais baratos
Os produtores de cana-de-açúcar da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (SP) (Socicana) que adotam práticas agrícolas sustentáveis podem acessar uma linha de crédito inédita em parceria com o Sicoob Coopecredi, chamada "Crédito Rural Verde", com juros bem menores que os praticados no mercado para custeio e renovação de canaviais. As taxas de juros variam entre 4% e 4,8% ao ano, ante cerca de 5% do mercado.
"Essa nova linha de crédito pode ser utilizada pelos nossos associados através de programas e certificações ambientais. De um lado, a Socicana auxilia com os programas de desenvolvimento sustentável e, de outro, o Sicoob Coopecredi financia a atividade a um custo menor, gerando, assim, valor aos produtores", explica Rafael Kalaki, superintendente da associação que encabeça a ação para o setor canavieiro.
Os programas e certificações que são considerados pela Socicana para adesão à nova linha de crédito são o Top Cana, a certificação Bonsucro e o RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials). "As certificações internacionais, com maiores níveis de exigências, contam com melhores taxas", destaca Kalaki. Além disso, o agricultor deve já ser associado ou associar-se ao Sicoob Coopecredi para conseguir acessar os recursos.
Apesar do anúncio da nova linha de crédito ocorrer apenas neste mês de março, os trabalhos para viabilizar os recursos a serem utilizados no programa ocorrem já há algum tempo através de um fundo em Recibo de Depósito Cooperativo (RDC). Neste momento, serão oferecidos R$ 4,6 milhões em recursos aos produtores associados da Socicana e Sicoob Coopecredi, ante uma captação já chega a R$ 5,4 milhões.
Esta é a primeira vez que uma associação do setor une-se a uma cooperativa de crédito para a criação deste tipo de produto - Foto: Unica
"Esta iniciativa é pioneira, pois democratiza os financiamentos sustentáveis, uma vez que apoia do pequeno ao grande produtor. Ao mesmo tempo, cria incentivos para que outros agricultores busquem melhores práticas para a produção, à medida que isto represente menor custo de captação do dinheiro", afirma Kalaki.
Paulo de Araújo Rodrigues é produtor certificado e fez adesão à linha. "Esta iniciativa da Socicana e Coopecredi, além de reconhecer os produtores que utilizam boas práticas, poderá ser uma ferramenta para acelerar a certificação dos produtores em nossa região. Tanto a captação de recursos como o financiamento rural verde irão impactar positivamente as finanças dos produtores habilitados", afirma.
"Entendo que o produtor que tem práticas de sustentabilidade, que segue um programa visando à certificação, também oferece menor risco de crédito. Isto representa sustentabilidade para todos os associados do Sicoob Coopecredi. Dá mais segurança no momento em que a Cooperativa faz a alocação de recursos", destaca o diretor operacional do Sicoob Coopecredi, Carlos Eduardo Pinelli.
0 comentário

Açúcar fecha em baixa pela terceira sessão consecutiva com maior produção no Centro-Sul do Brasil

Unica: Moagem do Centro-Sul atinge 16,6 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril

Mesmo com perspectiva de produção maior, mercado do açúcar sobe em NY nesta 4ª

Açúcar fecha com baixas após Conab estimar produção recorde no Brasil em 2025/26

Safra de Cana 25/26 será marcada por produtividade menor, valor de ATR mais alto e possível recorde na produção de açúcar

Conab: Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de toneladas na safra 2025/26