Produção de açúcar da Tailândia em 2016/17 deve cair 3,2% por seca
BANGKOK (Reuters) - A produção de cana de açúcar da Tailândia no ano-safra 2016/17 deverá cair 3,2 por cento devido a uma ampla seca registrada no país, o que irá reduzir também a produção de açúcar refinado, disse uma agência do governo nesta quarta-feira.
A Tailândia, segundo maior exportador de açúcar do mundo, passou pela maior seca em mais de duas décadas mais cedo neste ano devido ao fenômeno climático El Niño, que impactou a produtividade de diversos cultivos ao levar um calor escaldante a todo o Sudeste Asiático.
A Tailândia espera colher 91 milhões de toneladas de cana em 2016/17, abaixo dos 94,05 milhões de toneladas em 2015/16, disse o secretário-geral do Conselho de Cana e Açúcar, Somsak Jantararoungtong.
"Isso deve se traduzir em entre 9,3 milhões e 9,4 milhões de toneladas de açúcar refinado no próximo ano, ante entre 9,6 milhões e 9,7 milhões neste ano", disse Somsak.
O clima seco pode tornar a cana menos doce, o que significa que as usinas precisarão de mais cana para produzir a mesma quantidade de açúcar.
A produção de cana da Tailândia tem caído desde que o país colheu 105,96 milhões de toneladas em 2014/15.
Em março, a Tailândia reduziu sua projeção para exportações de açúcar para 7,1 milhões de toneladas, ante 11 milhões da estimativa anterior.
A queda nos níveis de produção do país e da Índia contribuiu para previsões de um maior déficit no mercado global de açúcar neste ano, o que levou os preços internacionais da commodity a máximas de quatro anos.
(Por Patpicha Tanakasempipat e Panarat Thepgumpanat)
0 comentário

Mesmo com queda de produção, preços do açúcar caem por preocupação com demanda

Centro-Sul encerra safra 2024/2025 com moagem de 622 milhões de toneladas de cana

Mercado do açúcar teme perda de demanda durante guerra comercial e NY vai abaixo de 18 cents

Açúcar: com reflexos das tarifas entre EUA e China, preços caem mais de 4% nesta semana

Produção de açúcar do centro-sul na 2ª parte de março caiu 8,5%, diz pesquisa

Suspensão de tarifas pelos EUA traz alívio ao mercado e preços do açúcar ficam em campo positivo