Déficit mundial de açúcar na safra 2014/15 deve atingir 2,11 mi t, diz INTL FCStone
A projeção da INTL FCStone para o déficit global de açúcar na safra 2014/15 deve atingir 2,11 milhões de toneladas. O número estimado pela consultoria representa a variação entre a produção mundial do adoçante na safra 2014/15, que deve registar 178,93 milhões de toneladas, e a demanda somada às perdas, 181,04 MT. O saldo representa apenas 56% do aumento médio nos estoques ao longo dos últimos quatro anos e 10,6% da elevação total nos estoques no período. ‘Em termos de relação estoques/uso, as reservas finais devem equivaler a 32,2% da demanda. O valor é 1,9 pontos percentuais maior que o final da temporada passada, se equiparando ao final da safra 2012/13’, disse a consultoria em relatório.
Tanto no Centro-Sul como no Norte-Nordeste do Brasil, o investimento no setor se estagnou e a muitas unidades deixaram de operar nas últimas duas safras, diminuindo a capacidade produtiva. Estes fatores contribuíram para diminuir o volume de moagem e de ATR total (Açúcar Total Recuperável). Ao mesmo tempo, a demanda por etanol continua aumentando, o que diminuiu o mix açucareiro e contribuiu para reduzir ainda mais a produção de adoçante do país, que diminuiu continuamente seu market-share no mercado global.
No total da safra-mundo 2014/15, a produção de adoçante pela região Centro-Sul do Brasil deve cair 4% (tel quel) em relação à temporada anterior, enquanto a produção esperada para a região Norte-Nordeste é de 3,41 MT, apenas 0,3% abaixo da produção da temporada passada. O volume desta última região, porém, é 18% inferior a 2012/13 e 26% inferior a 2011/12. ‘A crise de endividamento e baixa lucratividade também afeta as plantas da região, que dependem mais do mercado de açúcar que as empresas do Centro-Sul’, explica.
0 comentário
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025
Hedgepoint analisa movimentação nos preços do açúcar com influência do cenário macro
Louis Dreyfus Company investe na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras