Apetite chinês por carne muda rota da plantação de soja pelo mundo
Os campos em torno da cidade de Mohall, no Dakota do Norte, até recentemente eram uma colagem de linho azul, girassóis de um amarelo intenso e trigo da cor do âmbar. Mas hoje, muitos deles mostram um tom verde uniforme, no pico do crescimento da safra de verão deste ano.
A nova paisagem se deve a agricultores como Eric Moberg, cuja semeadeira pneumática plantou milhares de hectares de soja no segundo trimestre. "Há quatro anos, não cultivávamos soja. Agora ela ocupa quase um terço de nossas terras".
O território no qual ele trabalha, uma planície exposta ao vento na divisa entre os Estados Unidos e o Canadá, representa uma fronteira no suprimento mundial de alimentos. A Ásia emergente está comendo mais carne de frango e de porco, e a soja que confere músculos às aves e suínos se espalhou pelas fazendas do planeta em ritmo mais rápido que o de qualquer outra safra, cobrindo área 28% maior do que a ocupada uma década atrás.
Este ano pode ser o ponto de inflexão. Com o plantio quase completo, é provável que a soja tenha superado o milho como safra mais plantada dos Estados Unidos, acreditam os analistas.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Membros da Abiove irão avaliar mudanças em relação à moratória da soja, diz The Guardian
Com dólar acima dos R$ 6,00, preços da soja no Brasil estão próximos das máximas do ano
Chuva atrasa plantio da soja em São Borja/RS e liga alerta para doenças
Altos volumes de chuva têm atrasado desenvolvimento da soja em Araguari (MG)
Manejo de Doenças na Cultura da Soja
Soja devolve ganhos da sessão anterior e volta a operar em campo negativo na CBOT nesta 4ª feira