Na Reuters: Importação de soja pela China cai quase 20% em abril após protestos no Brasil
PEQUIM (Reuters) - A China importou 5,31 milhões de toneladas de soja em abril, uma queda de 18,3 por cento ante o mesmo mês de 2014, depois de um protesto de caminhoneiros entre o final de fevereiro e o início de março no Brasil, o maior exportador mundial, o que atrasou os envios ao país asiático.
"A greve reduziu o estoque de farelo de soja no mercado interno, com os processadores operando a uma baixa capacidade", disse Li Lifeng, analista da indústria.
As processadoras chinesas estão aumentando gradualmente a produção neste mês, após grandes recebimentos de soja da América do Sul, disse Li.
As importações mensais de soja de maio a julho deverão a subir acentuadamente, para entre 6,5 milhões e 7,5 milhões de toneladas, disse um operador sênior.
O país é maior importador de soja do mundo, respondendo por mais de 60 por cento do volume negociado no mundo.
As expectativas de grandes importações têm pressionado os preços do farelo de soja e do óleo de soja no país.
As importações chinesas nos primeiros quatro meses do ano recuaram 4,1 por cento, para 20,94 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas.
(Niu Shuping e por Dominique Patton)
2 comentários
Soja sente dados fracos do USDA e fecha sexta-feira caindo quase 1% em Chicago
De olho nas chuvas do Brasil, soja segue recuando em Chicago
Produtor rural tem até 02 de janeiro de 2025 para efetuar a semeadura da soja em Goiás
Soja abre a sexta-feira com pequenos recuos em Chicago
Moratória da Soja: Asssembleia Legislativa de MT e governador Mauro Mendes vão recorrer à decisão de Flávio Dino sobre suspensão de lei estadual
Soja: Complexo tem 5ª feira de fortes altas, com farelo disparando mais de 4%, puxando o grão
Liones Severo Porto Alegre - RS
A propósito, o frete oceânico entre Brasil e China é o mais baixo em décadas, a $ 21.50 por tonelada. Somente comparado aos $ 24,00 em 1997, quando a China iniciou as importações de soja. Em 2004, o frete alcançou $ 97.00 p/t e em 2008 atingiu o recorde de todos os tempos, a $ 140.00 p/t. O frete dos EUA (Golfo) para a China está $ 30.50 p/t. O frete barato é mais um estímulo para a China aumentar suas importações agrícolas, porque em 2008 com o frete elevado, os preços da CBOT registraram a máxima de 16.66 p/bu.
Pois é frete barato tem duas explicações...ou navio sobrando..ou comprando menos..as duas vem de encontro a minhas teorias sobre o mercado de soja..salvo fato novo vai continuar de lado para baixo...e é o que vem acontecendo desde agosto do ano passado..e tem mais para a próxima safra salvo fato novo o cenário e pior..abram o olho e aproveitem os picos para não ficarem com o MICO no colo...
Liones Severo Porto Alegre - RS
Dos portos brasileiros, no mês abril embarcaram 8,73 milhões de toneladas de soja para a China. São 40 dias de viagem oceânica (transit time). A soja que chegou na China foi embarcada entre 20 de fevereiro e 20 de março. A cada dia, tem cerca de 7.0 a 8.0 milhões de toneladas de soja, em navios no mar, entre o Brasil e a China. O total embarcado para a China até o final do mês de abril foram 15.002,198t e, tem navios nos portos e nomeados para carregar mais 8,265,399t. Não estão computados os navios embarcados nos EUA e Argentina.