Ações europeias fecham no menor nível em mais de 14 meses, com volatilidade da guerra comercial dominando mercados
Por Sukriti Gupta e Medha Singh e Lisa Pauline Mattackal
(Reuters) - As ações europeias caíram em uma sessão volátil nesta segunda-feira, com o índice pan-europeu STOXX 600 fechando em seu nível mais baixo desde janeiro de 2024, uma vez que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não deu sinais de abrandar sua agressiva guerra comercial.
O STOXX 600 fechou em queda de 4,50%, a 474,01 pontos, em baixa pela quarta sessão consecutiva. As principais bolsas recuaram entre 4% e mais de 5%.
O índice de referência da Alemanha caiu até 6,4% mais cedo, chegando a recuar mais de 20% em relação ao seu recorde histórico de fechamento em março e a caminho de confirmar um mercado em baixa, embora tenha reduzido algumas perdas.
Um indicador da volatilidade do mercado acionário da zona do euro saltou para 46,72, o maior nível em mais de três anos.
Uma enxurrada de manchetes manteve investidores nervosos durante toda a sessão. As ações reduziram drasticamente as perdas após uma notícia de que Trump estava considerando uma pausa de 90 dias nas tarifas para todos os países, exceto a China. No entanto, os ganhos foram desfeitos depois que a Casa Branca chamou o relatório de "notícia falsa".
Todos os setores fecharam no território negativo, com o de bancos confirmando um mercado em baixa, com queda de mais de 20,9% em relação ao seu recorde em março.
Investidores também registraram ganhos em ações de fabricantes de armas, que haviam subido anteriormente neste ano com a perspectiva de maiores gastos com defesa, com os papéis do setor de defesa em queda de mais de 5%.
"Se os EUA pegam um resfriado, o resto do mundo pega uma gripe", disse Barry Knapp, sócio-gerente da Ironsides Macroeconomics.
"Foi tolice pensar que você pode se esconder nos mercados estrangeiros porque (os EUA) são a maior fonte de demandas globais finais."
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 4,38%, a 7.702,08 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 4,13%, a 19.789,62 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 4,78%, a 6.927,12 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 5,18%, a 32.853,98 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 5,12%, a 11.785,80 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 5,63%, a 6.262,28 pontos.
0 comentário

Ações europeias sobem conforme Trump alivia tarifas sobre eletrônicos da China

Expectativas de inflação no curto prazo nos EUA saltam em março, mostra Fed de NY

Ibovespa acompanha viés externo positivo e supera 129 mil pontos

Ações de tecnologia impulsionam Wall Street após isenção de tarifas para eletrônicos

Nasdaq impulsiona Wall Street na abertura após isenção de tarifas para eletrônicos

Ibovespa abre em alta apoiado em exterior mais positivo