Autoridades de combustíveis fósseis e agricultura protestam contra o plano de taxas portuárias de Trump

Publicado em 26/03/2025 07:18

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WASHINGTON, 26 de março (Reuters) - Representantes da indústria de combustíveis fósseis e agricultura devem criticar o plano do governo Trump de impor altas taxas a navios ligados à China que entram em portos dos EUA durante uma audiência em Washington na quarta-feira, argumentando que a medida prejudicaria sua capacidade de exportar tudo, de carvão a soja.

Em questão estão as taxas propostas para navios construídos na China que podem ultrapassar US$ 3 milhões por escala em um porto dos EUA.

O governo Trump diz que as taxas reduziriam o domínio comercial e militar da China em alto mar e promoveriam uma retomada na construção naval dos EUA, mas várias outras indústrias dos EUA, de mineradoras a fazendeiros, temem que as taxas os deixarão com novos custos enormes e uma escassez de navios para levar seus produtos ao mercado.

"A realidade hoje é que não há oferta suficiente de embarcações adequadas para os produtores dos EUA fretarem, o que lhes permitiria evitar o pagamento dessas taxas", disse Peter Bradley, CEO da exportadora de carvão e petróleo Javelin Global Commodities, em uma carta ao Representante Comercial dos EUA datada de 17 de março.

Autoridades do setor de carvão e agricultura disseram à Reuters na semana passada que as taxas propostas já estavam dificultando o fretamento de navios para exportar seus produtos e levando ao aumento dos estoques.

As primeiras reações do mercado às taxas portuárias já levaram a um aumento de 40% no custo do frete marítimo para transportadores de commodities, muitos dos quais enfrentam margens de lucro extremamente baixas, disse a United Grain Corp em uma carta datada de 21 de março.

A questão, juntamente com as crescentes guerras comerciais do governo com a China, Europa, Canadá e México, revelou uma improvável falha entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e as empresas de combustíveis fósseis e agricultura que ele havia prometido apoiar durante suas campanhas eleitorais.

A audiência do USTR na quarta-feira será a última antes que a administração tome uma decisão sobre a proposta. Durante uma audiência na segunda-feira, operadores de navios reclamaram que as taxas prejudicariam seus negócios, enquanto representantes da indústria siderúrgica expressaram seu apoio.

Na audiência de quarta-feira, os palestrantes incluirão representantes do Instituto Americano de Petróleo, da Associação Nacional de Mineração, da Associação Norte-Americana de Exportação de Grãos e da Coalizão de Transporte Agrícola, de acordo com a programação.


Reportagem de Valerie Volcovici, Lisa Baertlein e Timothy Gardner; Redação de Richard Valdmanis; Edição de Richard Chang

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Fonte:
Reuters

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