Minério de ferro interrompe alta de quatro dias devido a mais impostos sobre aço chinês
CINGAPURA, 24 de fevereiro (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro de Dalian quebraram uma sequência de quatro dias de ganhos na segunda-feira, com o aumento dos impostos sobre o aço chinês reduzindo as perspectivas de demanda pelo principal ingrediente da siderurgia, embora a redução dos estoques nos portos da China tenha limitado a queda.
O contrato de minério de ferro mais negociado de maio na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou o pregão diurno com queda de 0,77%, a 832,5 yuans (US$ 114,95) a tonelada métrica.
O minério de ferro de referência para março na Bolsa de Cingapura caiu 0,18%, para US$ 108,3 a tonelada às 07h10 GMT.
O Vietnã imporá uma taxa antidumping temporária de até 27,83% sobre alguns produtos de aço da China, de acordo com um documento do Ministério do Comércio visto pela Reuters.
A medida ocorre depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas de 25% sobre todas as importações de aço no início deste mês, com a Coreia do Sul seguindo o exemplo e impondo tarifas provisórias sobre placas de aço chinesas na semana passada.
Enquanto isso, as ações chinesas caíram na segunda-feira, pressionadas pelas preocupações com o novo memorando do presidente Donald Trump , assinado na semana passada, que restringe os investimentos chineses em áreas estratégicas, aumentando as tensões comerciais.
A taxa de utilização da capacidade das siderúrgicas de alto-forno pesquisadas caiu pela segunda semana consecutiva, com a produção diária de metal quente diminuindo 0,21% na semana para 2,28 milhões em 20 de fevereiro, mostraram dados da Mysteel.
A produção de metal quente é normalmente usada para avaliar a demanda de minério de ferro.
Ainda assim, os embarques globais de minério de ferro caíram ligeiramente na comparação anual, afetados pelo clima australiano, disse a consultoria chinesa Hexun Futures em nota, acrescentando que os estoques portuários devem cair.
Os estoques de minério de ferro nos portos da China caíram 1,15%, para 145,8 milhões de toneladas métricas em 21 de fevereiro, segundo dados semanais monitorados pela SteelHome.
Outros ingredientes siderúrgicos no DCE caíram, com carvão metalúrgico e coque caindo 1,99% e 2,89%, respectivamente.
Os benchmarks de aço na Bolsa de Futuros de Xangai registraram perdas. O vergalhão caiu quase 0,8%, a bobina laminada a quente caiu 1,24%, enquanto o aço inoxidável e o fio-máquina caíram 0,23%.
($1 = 7,2422 yuan chinês)
Reportagem de Michele Pek; Edição de Mrigank Dhaniwala e Janane Venkatraman
0 comentário

Ibovespa fecha em alta com trégua em tensão comercial global

Dólar cai ante real após EUA anunciarem isenção de tarifas sobre eletrônicos

Wall Street sobe com impulso da Apple, conforme investidores avaliam isenções tarifárias

Taxas dos DIs têm quedas firmes no Brasil após Trump aliviar tarifas sobre eletrônicos

Ações europeias sobem conforme Trump alivia tarifas sobre eletrônicos da China

Yellen mostra preocupação de que políticas de Trump corroam confiança em ativos dos EUA