Brasil fecha 2024 com saída líquida de US$18,014 bi, pior resultado em quatro anos
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil fechou 2024 com uma saída líquida total de 18,014 bilhões de dólares do país, conforme dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central, no pior resultado para o fluxo cambial desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 levou a um resultado negativo de 27,923 bilhões de dólares.
O resultado do ano passado foi consequência da saída de 87,214 bilhões de dólares pela via financeira, que superou de longe a entrada de 69,200 bilhões de dólares no país pela via comercial.
Pelo canal financeiro são realizados os investimentos estrangeiros diretos e em carteira, as remessas de lucro e o pagamento de juros, entre outras operações. Já o canal comercial contabiliza o fluxo relacionado a exportações e importações.
Os dados mais recentes são preliminares e fazem parte das estatísticas referentes ao câmbio contratado.
DEZEMBRO
Apenas no último mês de 2024 o Brasil registrou fluxo cambial total negativo de 26,410 bilhões de dólares, em movimento também puxado pela via financeira.
Por este canal, houve saídas líquidas de 28,861 bilhões de dólares em dezembro, contra entradas de 2,450 bilhões de dólares pelo canal comercial.
Na semana passada, de 30 de dezembro a 3 de janeiro, o fluxo cambial total foi negativo em 5,602 bilhões de dólares. A semana teve apenas três dias úteis em função do feriado de Ano Novo.
0 comentário
Wall Street fecha estável enquanto investidores avaliam trajetória de inflação
Ibovespa fecha em queda de olho no cenário fiscal e EUA no radar
Dólar fica quase estável no Brasil apesar de pressão gerada por Trump no exterior
Taxas futuras de juros curtas cedem e longas sobem no Brasil em dia de novos receios com tarifas de Trump
Autoridades do Fed destacaram novos riscos de inflação relacionados às políticas de Trump, mostra ata
China espera aumento no número de viagens de Ano Novo, apesar da crise econômica