Poupança brasileira soma saques de R$15,467 bi em 2024
SÃO PAULO (Reuters) - A caderneta de poupança registrou saídas líquidas de 15,467 bilhões de reais em 2024, no quarto ano de fluxo negativo para a aplicação, mas bem inferior aos saques totais de 87,819 bilhões de reais vistos no ano anterior, mostraram dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira.
Em 2024 foram apenas quatro meses de depósitos líquidos na poupança -- março, maio, junho e dezembro. No último mês do ano foram depositados 4,960 bilhões de reais, menor ingresso para dezembro desde 2015.
No último mês do ano, houve um saldo positivo de 2,673 bilhões de reais no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), mas no ano o sistema acumulou saques de 21,718 bilhões de reais.
Já na poupança rural houve no mês entradas de 2,287 bilhões de reais, chegando a um total de depósitos líquidos em 2024 de 6,251 bilhões de reais.
A rentabilidade atual da caderneta de poupança é dada pela taxa referencial (TR) mais uma remuneração fixa de 0,5% ao mês. Esta fórmula vale enquanto a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano -- a taxa básica de juros está atualmente em 12,25% ao ano.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Wall Street fecha estável enquanto investidores avaliam trajetória de inflação
Ibovespa fecha em queda de olho no cenário fiscal e EUA no radar
Dólar fica quase estável no Brasil apesar de pressão gerada por Trump no exterior
Taxas futuras de juros curtas cedem e longas sobem no Brasil em dia de novos receios com tarifas de Trump
Autoridades do Fed destacaram novos riscos de inflação relacionados às políticas de Trump, mostra ata
China espera aumento no número de viagens de Ano Novo, apesar da crise econômica