Marco para a inclusão digital no campo avança no Senado
Tramita no Senado projeto que busca instituir a Política Nacional de Conectividade no Campo, um passo significativo para a inclusão digital e o desenvolvimento tecnológico das áreas rurais do Brasil. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, nesta quarta-feira (3), o relatório do senador Alan Rick (União-AC) ao Projeto de Lei 1.069/2024, proposto pelo senador Jayme Campos (União-MT).
A nova legislação tem como objetivo garantir que a população rural tenha acesso à internet e a tecnologias digitais, promovendo a inovação no campo, a redução de custos de produção e o aumento da produtividade com foco na sustentabilidade.
De acordo com o relator, a Política Nacional de Conectividade no Campo será um avanço na inclusão digital de milhões de brasileiros que vivem na zona rural, ampliando as atividades do setor agropecuário e promovendo a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias.
“É crucial incentivar a conectividade e a construção de infraestrutura de telecomunicações na zona rural, assegurando que a população tenha acesso aos serviços essenciais e à inclusão digital”, destacou Alan Rick.
O autor da proposta ressalta que o acesso à internet é um dos principais desafios do setor agropecuário brasileiro. “A questão da conectividade no meio rural envolve não apenas aplicações dentro da propriedade, mas também a maneira como o produtor se relaciona com suas redes de cooperação e comercialização de insumos e produtos”, afirmou Jayme Campos.
O texto prevê a utilização de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para financiar as ações previstas, além de doações de entidades públicas e privadas.
A proposta segue para análise na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) em decisão terminativa.
0 comentário

Peso argentino se estabiliza após liberalização da taxa de câmbio apoiada pelo FMI

Wall Street abre em leve alta enquanto investidores avaliam possíveis isenções de tarifas

Stonex mantém previsão de consumo diesel em recorde de 69,3 bi de litros

Mercado reduz projeções para déficit primário e dívida pública em 2025 e 2026, mostra Prisma

Ibovespa hesita na abertura após duas altas seguidas

Dólar oscila pouco enquanto mercados buscam clareza em tarifas dos EUA