Comissão aprova projeto que considera represamento voltado à agropecuária como de utilidade pública
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3686/23, que considera como utilidade pública o represamento de cursos d’água, quando voltado à atividade agropecuária, para regularizar vazão e diminuir conflitos em razão da escassez de recursos hídricos. A proposta inclui a previsão no Código Florestal (Lei 12.651/12).
O texto é do deputado Mauricio do Vôlei (PL-MG). O relator, deputado Coronel Meira (PL-PE), recomendou a aprovação da proposta.
Meira concordou com o argumento do autor, de que os represamentos de cursos d’água, quando realizados de forma adequada e ambientalmente correta, contribuem para a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias no País.
O projeto também busca garantir segurança jurídica para os produtores rurais que queiram utilizar a técnica em suas propriedades.
“A iniciativa é oportuna e adequada, tendo em vista as crescentes crises hídricas no País, principalmente as constantes secas no semiárido nordestino, que prejudicam as populações do campo que dependem da produção agrícola e pecuária para o seu sustento”, afirmou Coronel Meira.
O relator acrescentou que, nesse sentido, o represamento proposto pode ser uma solução para armazenar água no período chuvoso. A medida, disse ainda, fortaleceria outras atividades econômicas locais, além de garantir água para irrigação e a dessedentação animal.
Coronel Meira ressaltou que o Código Florestal já contempla outras atividades que necessitam da intervenção em recursos hídricos, como obras de infraestrutura destinadas a concessões e serviços públicos de transporte, saneamento e energia.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
0 comentário

Ibovespa fecha em alta com trégua em tensão comercial global

Dólar cai ante real após EUA anunciarem isenção de tarifas sobre eletrônicos

Wall Street sobe com impulso da Apple, conforme investidores avaliam isenções tarifárias

Taxas dos DIs têm quedas firmes no Brasil após Trump aliviar tarifas sobre eletrônicos

Ações europeias sobem conforme Trump alivia tarifas sobre eletrônicos da China

Yellen mostra preocupação de que políticas de Trump corroam confiança em ativos dos EUA