Lula indicou que MP do PIS/Cofins será revogada ou devolvida, diz presidente da CNI
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, afirmou nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que a MP do PIS/Cofins deve ser retirada pelo governo ou mesmo devolvida pelo Congresso.
Alban afirmou, em coletiva de imprensa, que tal decisão será tomada a partir de conversas e articulação política, e deve ser tomada ainda nesta terça. Segundo ele, a sinalização do presidente indica que "os ânimos estão agora com a perspectiva de que nós possamos efetivamente ter um caminho de entendimento".
"Ele disse que deu a orientação para que essa medida provisória fosse tirada do processo", disse a jornalistas, acrescentando que a forma da retirada da MP não tem importância no resultado do processo.
"Mas ele garantiu que ela vai sair do processo", afirmou.
Em entrevista à CNN Brasil, Alban reforçou a ideia de que a MP sairá da discussão.
"A colocação é que vai ser retirada ou vai ser devolvida, que eu acredito que vai passar por uma negociação política ente o Executivo e o Legislativo", disse o presidente em outra entrevista, à CNN Brasil.
Mais cedo, o presidente da CNI esteve reunido com Lula, ocasião em que conversaram sobre a MP, que vinha levantando resistências no Congresso e parte do setor produtivo.
A MP foi editada na intenção de compensar as perdas com a manutenção da desoneração da folha de pagamentos. A medida limita o sistema de créditos de PIS/Cofins, com a proibição de que eles sejam usados para o pagamento de outros tributos e a eliminação da possibilidade de pagamento em dinheiro de créditos presumidos.
Questionado se o governo teria indicado alternativas à MP para buscar compensação, Alban explicou que essa discussão ocorrerá no âmbito da proposta que trata da desoneração.
Ainda de acordo com o presidente da CNI, a discussão sobre PIS/Cofins "vai sair da pauta".
0 comentário

Ibovespa fecha em alta com trégua em tensão comercial global

Dólar cai ante real após EUA anunciarem isenção de tarifas sobre eletrônicos

Wall Street sobe com impulso da Apple, conforme investidores avaliam isenções tarifárias

Taxas dos DIs têm quedas firmes no Brasil após Trump aliviar tarifas sobre eletrônicos

Ações europeias sobem conforme Trump alivia tarifas sobre eletrônicos da China

Yellen mostra preocupação de que políticas de Trump corroam confiança em ativos dos EUA