UE adota o 12º pacote de sanções contra Rússia

Publicado em 18/12/2023 14:34 e atualizado em 18/12/2023 15:14

Logotipo Reuters

Por Julia Payne

BRUXELAS (Reuters) - O Conselho da União Europeia adotou um 12º pacote de sanções contra a Rússia, informou a Comissão Europeia em um comunicado na segunda-feira, depois que a Áustria deu sua aprovação final no fim de semana.

O pacote se concentra em uma proibição de importação de diamantes de origem russa, bem como na imposição de proibições adicionais de importação e exportação à Rússia, combatendo a evasão de sanções e fechando brechas, acrescentou.

A proibição de compras diretas de diamantes não industriais da Rússia começará em 1º de janeiro, seguida de um veto gradual de importações indiretas a ser concluído até 1º de setembro. A proibição de diamantes será feita em coordenação com o G7, que anunciou uma proibição semelhante neste mês.

A produtora russa de diamantes Alrosa se recusou a comentar sobre o 12º pacote de sanções da UE.

Conforme relatado anteriormente pela Reuters, em um esforço para impedir que a Rússia mantenha seu equipamento militar, a UE está introduzindo uma "cláusula sem Rússia" que exige que os exportadores da UE proíbam contratualmente a reexportação para, ou para uso na Rússia, de uma lista de "bens e tecnologias sensíveis".

O pacote também torna mais rígidas as regras de conformidade para aqueles que compram petróleo russo por meio do mecanismo de limite de preço do G7.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário