"Muitas pessoas" estão pedindo a Putin que concorra à eleição presidencial, diz Kremlin

Publicado em 08/12/2023 08:12 e atualizado em 08/12/2023 09:01

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta sexta-feira que "muitas pessoas" estão pedindo ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que concorra a um novo mandato de seis anos em março, e que Putin anunciaria sua decisão "quando considerar apropriado".

A Comissão Eleitoral Central da Rússia disse na sexta-feira que, pela primeira vez, a eleição será realizada em três dias -- de 15 a 17 de março.

É amplamente esperado que Putin, que realizará sua conferência de imprensa anual e responderá às perguntas do público em 14 de dezembro, concorra novamente. Seis fontes disseram à Reuters no mês passado que Putin, de 71 anos, havia decidido se candidatar, uma medida que o manteria no poder até pelo menos 2030.

Com o político da oposição Alexei Navalny em uma colônia prisional e outros críticos no exterior após uma repressão contínua contra eles, Putin não enfrenta nenhuma competição política séria no país.

Quando perguntado na sexta-feira sobre o resultado de uma pesquisa realizada por um instituto de pesquisa apoiado pelo Estado, na qual 70% dos entrevistados disseram que Putin deveria concorrer a outro mandato, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse:

"Putin anunciará (sua decisão) quando julgar apropriado e conveniente. A decisão será inteiramente dele. Putin sempre contou com o apoio do povo em seu trabalho. Seu principal interesse é melhorar o bem-estar e o padrão de vida de nosso povo".

Peskov acrescentou que russos de todo o país e de diferentes faixas etárias entraram em contato antes da sessão de perguntas e respostas de Putin com o público na próxima semana para expressar seu apoio.

"Muitas pessoas estão pedindo a Putin que concorra ao cargo e continue como chefe de Estado, declarando seu total apoio. Isso é notável", disse Peskov.

(Reportagem de Dmitry Antonov)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário