Indústria dos EUA segue fraca em novembro, mostra ISM

Publicado em 01/12/2023 12:09

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - A indústria dos Estados Unidos permaneceu fraca em novembro, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, que também mostrou que o emprego no setor diminuiu.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) disse que seu PMI industrial permaneceu em 46,7 no mês passado, no 13º mês consecutivo abaixo de 50, o que indica contração no setor. Esse é o período mais longo desde os meses de agosto de 2000 a janeiro de 2002.

Os economistas consultados pela Reuters previam que o índice subiria para 47,6. De acordo com o ISM, uma leitura do PMI abaixo de 48,7 durante um período de tempo em geral indica contração da economia. A economia, entretanto, continua a expandir, crescendo a uma taxa anualizada de 5,2% no terceiro trimestre.

Embora se espere uma desaceleração significativa da atividade no quarto trimestre uma vez que a taxa de juros mais altas reduz a demanda, a maioria dos economistas não prevê uma recessão no próximo ano.

O subíndice de novas encomendas da pesquisa do ISM subiu de 45,5 em outubro para 48,3 no mês passado, mas ainda fraco. A produção nas fábricas diminuiu e os pedidos em atraso continuaram a diminuir.

O nível de emprego nas fábricas diminuiu pelo segundo mês consecutivo, provavelmente refletindo contratações mais fracas e o aumento das demissões. O subíndice de emprego nas fábricas caiu de 46,8 em outubro para 45,8 no mês passado.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário