Governo prepara seguro contra riscos cambiais para atrair investimentos, diz Mello

Publicado em 22/11/2023 12:13

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - O governo está trabalhando em uma proposta para mitigar riscos cambiais em investimentos de longo prazo no país, uma espécie de seguro contra períodos de volatilidade, disse nesta quarta-feira o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello.

Em evento de celebração pelos 31 anos da Secretaria de Política Econômica, Mello afirmou que o objetivo é atrair investimentos internacionais para transformação ecológica.

O secretário disse que mecanismo em elaboração, que será lançado "o quanto antes", não terá relação com alterações tributárias. Ele não detalhou como será o instrumento, argumentando que o desenho ainda está em fase de definição.

"Quando o investimento produtivo vem do exterior, geralmente é financiado em dólar. E você faz um investimento no Brasil que terá receita em reais. Existe um risco quando você retira dividendos desse investimento e transforma em dólar de novo", disse.

De acordo com o secretário, esse risco faz com que os investidores exijam taxas de retorno elevadas, o que inviabiliza grande parte dos projetos.

"Se você minimiza esse risco através de um instrumento que hoje o mercado não oferece, mas que estamos trabalhando para instituir, você pode ter uma redução na taxa de retorno exigida e viabilizar um conjunto de investimentos", afirmou.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou à Reuters em outubro que o governo trabalhava para lançar ainda este ano o instrumento para facilitar investimentos estrangeiros no Brasil por meio de uma blindagem contra variações cambiais.

(Por Bernardo Caram)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário