Carga de energia no Brasil deve aumentar 7,6% em novembro, prevê ONS

Publicado em 27/10/2023 15:54

Logotipo Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A carga de energia elétrica no Brasil deve crescer 7,6% em novembro ante o registrado em igual mês do ano passado, para um patamar de cerca de 77.394 megawatts (MW) médios, estimou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.

O consumo de energia tem sido mais alto recentemente, entre outros fatores, pelo maior uso de ar-condicionados e outros equipamentos de refrigeração pelos consumidores, devido ao forte calor, especialmente no Centro-Oeste e ao norte do país.

Em suas primeiras projeções para o próximo mês, o órgão também prevê que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste devem encerrar novembro com 69% da capacidade, ante 68,6% registrado nesta sexta-feira.

O ONS também projetou que as hidrelétricas da região receberão chuvas equivalentes a 92% da média histórica no mês.

Já para as demais regiões, a expectativa do ONS é de chuvas bem superiores à média histórica no Sul (287%), que enfrenta impactos do padrão climático El Niño.

Nas demais regiões, as chuvas de novembro devem ser equivalentes a 38% no Nordeste e a 49% no Norte --o El Niño, por outro lado, reduz as chuvas nessas áreas.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário