Reuters: Chapa de Lula vai ao TSE contra Bolsonaro por abuso de poder no 7 de Setembro
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - A área jurídica da chapa presidencial encabeçada pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva anunciou no final da tarde desta quarta-feira que vai entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, por abuso de poder econômico e político diante pelo uso dos eventos do Bicentenário da Independência como um megacomício eleitoral.
Os advogados vão entrar com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra Bolsonaro. Esse tipo de ação pode levar até a inelegibilidade do candidato ou cassação do mandato, em caso de condenação.
"Bolsonaro fez uso indiscutível de um evento oficial para discursar como candidato. Há abuso de poder econômico e político acachapante, com o uso de recursos públicos, de uma grande estrutura pública, para fazer campanha. Os discursos desse comício escancarado foram transmitidos ao vivo para toda a nação, inclusive por meio da TV Brasil, uma TV estatal", afirmaram os advogados da chapa, em comunicado.
Desde a manhã, por ocasião dos festejos do 7 de Setembro, o presidente participou em Brasília e no Rio de Janeiro de eventos oficiais e atos de campanha, que ocorreram a pequenas distâncias uns dos outros.
2 comentários
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
Gilmar Meneghetti Rondonópolis - MT
Essa foi boa, se Bolsonaro falou foi para seus eleitores.
Conquistem votos no peito e na raça igual Bolsonaro faz.Namir Bertuol Londrina - PR
Esquerda patetica.
Estao desesperados porque viram a forca do povo. Povo esse que mostrou quao ridiculas sao as pesquisas que estao por ai. Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno.Vai entender esse NA, fui puxar quem é esse Ricardo Brito, da Reuters... o cara é da mesma laia desses jornalistas nível UOL,FOLHA, GLOBO...é perceptível que são tendenciosos, , aí o pessoal do NA pega isso aí de referência de notícia,