Safra em risco: Criminalidade na cafeicultura mineira aumenta diante dos atuais preços do café
A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou nesta segunda-feira (17) uma audiência pública para debater o planejamento das forças de segurança do Estado para prevenção e enfrentamento do roubo de safras de café e de crimes cometidos contra os cafeicultores da região.
Com a forte valorização do café nos últimos meses, casos recentes de roubos, furtos, invasão de propriedades rurais e até mesmo de violência contra cafeicultores mostram a gravidade da situação, e destacam a necessidade de identificar os desafios, discutir medidas e ações planejadas para assegurar uma safra de café mais segura para todos.
Participaram da audiência representantes das Polícias Militar e Civil, de Guardas Municipais, de entidades dos setores cafeeiro e agropecuário, além de gestores de órgãos governamentais envolvidos com a temática.
Com a proximidade da colheita da safra 2025, representantes dos setores agrícolas relataram que os cafeicultores estão ainda mais apreensivos com o aumento destes crimes. O principal problema reportado pelos participantes é o déficit de efetivo do agrupamento policial na zona rural em vários municípios de Minas Gerais.
Entre as emendas parlamentares em discussão durante a audiência estava a instalação de câmeras de segurança nas propriedades rurais, uso de drones e tecnologias avançadas para mapeamento e fiscalização das áreas agrícolas e o aumento do efetivo e da frota policial na zona rural mineira.
A audiência completa você acompanha no canal do YouTube da Assembléia de Minas Gerais.
1 comentário

Café: Estimativa de crescimento de 7,3% da safra/25 do robusta consolida baixas em Londres no fechamento desta 3ª feira (22)

Volume diário exportado de café não torrado segue em queda de mais de 20% em 13 dias úteis de abril/25

Bicho-mineiro pode impactar em até 70% a produtividade dos cafezais

Brasil deixa de embarcar 638 mil sacas de café em março devido a esgotamento da infraestrutura portuária

Bancos veem queda de 3% a 6,4% na safra de café do Brasil

Preços do café seguem em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (22)
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
É o brasil que trabalha sendo explorado pelo Brasil que rouba. Para que temos autoridades? para que elegemos governos?