Minério de ferro avança com reposição de estoque na China e compra especulativa
Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura avançaram nesta quinta-feira, com reabastecimento de estoques e compra especulativa sustentando os preços spot na China, maior produtora mundial de aço.
Porém, permanecem dúvidas sobre a sustentabilidade de uma recuperação na demanda pelo ingrediente siderúrgico.
O minério de ferro mais negociado, para entrega em janeiro do próximo ano, na Dalian Commodity Exchange encerrou as negociações com alta de 2,3%, a 741 iuanes (109,98 dólares) a tonelada.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato do primeiro mês de setembro subiu 3%, a 113,15 dólares a tonelada.
O preço spot de referência do minério de ferro com teor de 62% para o material com destino à China ficou em 113 dólares a tonelada, 2 dólares acima do fechamento de quarta-feira, segundo dados da consultoria e fornecedora de notícias do setor SteelHome.
As siderúrgicas reiniciaram alguns de seus altos-fornos ociosos nos últimos dias, estimuladas pela melhora das margens e pela recuperação da demanda do setor de construção.
Mas as perspectivas de demanda de médio prazo para produtos e ingredientes de aço permanecem obscurecidas por várias questões, como cortes obrigatórios na produção de aço na China com o objetivo de reduzir as emissões, uma crise financeira envolvendo incorporadoras chinesas e lockdowns da Covid-19.
0 comentário
Brasil terá bandeira tarifária verde em janeiro, sem cobrança extra na conta de luz
Ações europeias encerram semana em alta com impulso de setores financeiro e de saúde
Wall St cai na abertura ao fim de semana mais curta por feriado
Ibovespa recua pressionado por Vale; Brava dispara cerca de 7%
Dólar sobe e supera os R$6,20 após dados econômicos no Brasil
Brasil abre 106.625 vagas formais de trabalho em novembro, abaixo do esperado