China mantém taxa básica de juros, mas expectativa é de estímulo à frente

Publicado em 20/08/2021 08:10

Logotipo Reuters

A China manteve sua taxa básica de juros inalterada na sexta-feira pelo 16º mês consecutivo, mas isso fez pouco para diminuir as expectativas de que as autoridades aumentarão o estímulo para conter uma desaceleração na segunda maior economia do mundo.

A China manteve a taxa básica de juros para empréstimos de um ano (LPR) em 3,85% e a LPR, de cinco anos, em 4,65%.

Cerca de 78% dos traders e analistas ouvidos pela Reuters não previam nenhuma mudança em nenhuma das taxas, mas uma minoria havia marcado um corte para o prazo de um ano.

Os dados desta semana apontaram para uma forte desaceleração na produção industrial e nas vendas no varejo em julho, sob o impacto de altos custos das matérias-primas, novos surtos de Covid-19 e inundações, à medida que aumentam as expectativas de que as autoridades possam ter que fazer mais para apoiar a recuperação.

Os economistas esperam que Pequim aumente os gastos fiscais e mantenham ampla liquidez no sistema financeiro, enquanto evita qualquer afrouxamento monetário agressivo que possa correr o risco de criar bolhas de ativos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário