IGP-DI tem alta de 2,22% em abril com aceleração da inflação ao produtor, diz FGV
O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou a subir 2,22% em abril, ante alta de 2,17% no mês anterior, com a aceleração dos preços de algumas commodites elevando a inflação ao produtor, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).
A expectativa em pesquisa da Reuters era de um avanço de 1,80%, e com esse resultado o índice passa a acumular alta de 33,46% em 12 meses.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador, acelerou a alta em abril para 2,90%, de 2,59% no mês anterior.
"Ainda que os preços dos combustíveis tenham apresentado queda em abril, tanto ao produtor, quanto ao consumidor, uma nova onda de aumentos entre commodities agrícolas e minerais voltou a acelerar a inflação ao produtor", explicou em nota André Braz, Coordenador dos Índices de Preços
Ele chamou a atenção para os itens minério de ferro (+4,63%), milho (+11,03%) e soja (+2,66%), que responderam por 40% do resultado do IPA de abril.
Na análise por estágios de processamento, o destaque foi o grupo Matérias-Primas Brutas, que avançou 3,78% em abril, após alta de 1,61% registrada em março.
Já a alta dos preços ao consumidor ficou menos intensa. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) --que responde por 30% do IGP-DI-- subiu 0,23% no período, de alta de 1% em março.
O grupo Transportes foi um dos principais responsáveis por esse resultado, uma vez que caiu 0,13% em abril, deixando para trás a alta acentuada de 3,89% vista no mês anterior em meio ao arrefecimento dos preços da gasolina.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, passou a subir em abril 0,90%, depois de avançar em março 1,30%.
O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros