Brasil tem recorde diário com 881 mortes por coronavírus; supera Alemanha em número de casos

Publicado em 12/05/2020 19:48

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta terça-feira 881 novas mortes em decorrência do coronavírus, recorde para um só dia desde o início da pandemia, o que faz com que a contagem de óbitos atinja 12.400, informou o Ministério da Saúde.

O número de casos confirmados da doença no país, por sua vez, avançou em 9.258, chegando à marca de 177.589 --embora não seja um recorde diário, o avanço é suficiente para que o Brasil ultrapasse a Alemanha (171.183) no número de infecções, tornando-se o sétimo país do mundo com mais casos.

O recorde anterior para o número de óbitos confirmados em um único dia era de 8 de maio, quando o país registrou 751 mortes. Já a máxima diária de novos casos continua sendo do último domingo, quando houve 10.611 infecções confirmadas.

A divulgação diária dos números pelo Ministério da Saúde não indica que as infecções e óbitos tenham necessariamente ocorrido nas últimas 24 horas, mas sim que os registros foram inseridos no sistema no período.

Em meio às dificuldades para testagem no país, o secretário substituto de Vigilância em Saúde da pasta, Eduardo Macário, disse nesta terça-feira que o país realizou até o momento 482.743 exames, dos quais mais de 145 mil ainda aguardam resultado.

Ele informou também que já existe transmissão confirmada de coronavírus em mais de 50% dos municípios brasileiros.

São Paulo continua sendo o Estado mais afetado pela doença, atingindo as marcas de 47.719 casos confirmados, alta de 1.588 na comparação diária, e de 3.949 mortes --avanço de 206 em relação à véspera.

O coordenador interino do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Dimas Covas, afirmou nesta terça-feira temer que o Brasil se torne um dos epicentros globais da Covid-19 caso a marcha atual não seja revertida.

Na sequência da contagem por Estados do Ministério da Saúde vem o Rio de Janeiro, com 18.486 infecções e 1.928 óbitos, seguido de perto pelo Ceará (18.412 casos, 1.280 mortes).

Ainda segundo o ministério, o Brasil possui 72.597 pacientes recuperados da Covid-19 e 92.593 em recuperação.

Veja gráfico sobre a situação global da pandemia em: https://graphics.reuters.com/CHINA-HEALTH-MAP/0100B59S43G/index.html

Cargill diz ter registrado seis casos de coronavírus em planta no Brasil

.

SÃO PAULO (Reuters) - Uma planta operada pela norte-americana Cargill em Minas Gerais registrou até este momento seis casos de coronavírus, disse a empresa em um comunicado enviado à Reuters nesta terça-feira.

A Cargill informou ainda que a maior parte dos funcionários diagnosticados com a doença respiratória na fábrica de Uberlândia já voltou ao trabalho, após receber atendimento médico e autorização para o retorno.

A Cargill processa soja e milho na unidade de Uberlândia para a produção de amidos e adoçantes. A planta também produz acidulantes, utilizados para fazer alimentos e bebidas.

No início do dia, a Cargill havia confirmado "alguns" casos de Covid-19 em Uberlândia, mas sem especificar a quantidade.

"Confirmamos que tivemos alguns casos de Covid-19 na fábrica em Uberlândia (MG). Os funcionários receberam os devidos cuidados médicos e as pessoas que tiveram contato próximo foram notificadas individualmente e entraram em quarentena por 14 dias, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde", afirmou a empresa inicialmente.

A Cargill acrescentou que até o momento não sofreu interrupções em suas operações devido à pandemia do vírus.

O presidente do sindicato de trabalhadores da indústria de alimentos de Uberlândia, Humberto Ferreira, disse à Reuters por telefone que teve conhecimento sobre um empregado da Cargill diagnosticado com Covid-19.

Ele afirmou que o caso foi descoberto há cerca de três semanas e não impactou as operações da unidade. Ainda assim, todas pessoas que entraram em contato com o trabalhador infectado foram submetidas a uma quarentena para evitar a propagação da doença.

Ferreira disse que os trabalhadores afetados têm sido gradualmente autorizados a retornar ao trabalho na unidade. Ele também informou que a planta em Uberlândia emprega entre 1,3 mil e 1,4 mil pessoas.

A Cargill disse no final de abril que a pandemia de coronavírus representa um novo desafio para a companhia, que começou suas operações no Brasil em 1965.

"Vamos lidar com um cenário sem precedentes nas últimas gerações", disse o presidente da empresa no Brasil, Paulo Sousa, quando a empresa divulgou seus resultados financeiros. "Mas seguimos apostando no potencial, e fazendo nossa parte, em ter o Brasil como um fornecedor confiável de alimentos para o mundo", acrescentou o executivo na ocasião.

Segundo Ferreira, do sindicato, a contaminação pelo novo coronavírus não aconteceu dentro da planta de Uberlândia.

França passa Espanha em número de mortos por coronavírus e tem 4ª maior marca do mundo

Dados oficiais mostram que o número de mortos por Covid-19 na França acompanhou de perto o número espanhol por várias semanas, com os dois países acima de 22 mil fatalidades desde 24 de abril e com a Espanha com menos de 100 mortes a mais que a França por vários dias desde semana passada. 

Na terça-feira, o número de mortos por Covid-19 nos Estados Unidos chegou a 80.606, o Reino Unido tinha 32.065 mortes e a Itália 30.911. A Espanha segue a França com 26.920. 

No segundo dia após afrouxar o rígido lockdown nacional no país, o governo do presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou que está pronto para aumentar as restrições novamente se for necessário.

O coordenador de "desconfinamento", Jean Castex, disse a parlamentares que as primeiras 36 horas de alívio nas restrições aconteceram como planejado, e que o maior desafio na manutenção do distanciamento social como bastião contra a transmissão do vírus é o transporte público em áreas densamente habitadas.

"Precisamos considerar a possibilidade de reverter o final do lockdown. Se alguns indicadores deteriorarem, iremos enrijecer as medidas novamente, possivelmente de uma maneira regional", disse Castex.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário