Novos casos e mortes por coronavírus caem na Itália e Espanha; britanicos e franceses saem do isolamento

Publicado em 10/05/2020 19:35

ROMA (Reuters) - As mortes da pandemia de Covid-19 na Itália diminuiram para 165 óbitos neste domingo, um recuo diante dos 194 óbitos no dia anterior, afirmou a Agência de Proteção Civil, assim como o total diário de novos casos caiu para 802, ante 1.083 no sábado.

O total de mortes desde que o surto tornou-se conhecido em 21 de fevereiro agora está em 30.560, disse a agência, o terceiro maior do mundo, depois de Estados Unidos e Reino Unido.

Foi o menor número de mortes em um dia desde 9 de março, embora, nas últimas semanas, a contagem de mortes tenda a cair nos domingos e subir novamente no dia seguinte.

Pela primeira vez desde o começo de março, os novos casos ficaram abaixo de 1.000, com o total de infecções confirmadas em 219.070, o terceiro maior globalmente, atrás de EUA e Espanha.

As pessoas registradas ainda com a doença caiu para 83.324 de 84.842 no dia anterior.

Havia 1.027 pessoas em tratamento intensivo no domingo, ante 1.034 no sábado, mantendo um declínio constante há algum tempo. Dos originalmente infectados, 105.186 foram declarados recuperados contra 103.031 no dia anterior.

A agência disse que 1,676 milhão de pessoas foi testada para vírus, contra 1,645 milhão no sábado, de uma população de aproximadamente 60 milhões.

Na segunda-feira, a Itália começou gradualmente levantar as restrições draconianas que o governo impôs no começo de março para conter o surto, permitindo que as pessoas saiam de casa mais livremente e que as empresas reabram.

Número diário de mortos por coronavírus na Espanha cai novamente neste domingo

MADRI (Reuters) - O número diário de mortos na Espanha pelo coronavírus caiu para 143 neste domingo, ante 179 no dia anterior, informou o Ministério da Saúde.

A cifra marca o menor número de mortes diárias desde meados de março.

A Espanha começou a afrouxar seu confinamento nesta semana, mas a Fase 1 incluirá um considerável alívio das medidas, permitindo que as pessoas se desloquem por sua província, participem de shows e se dirijam aos teatros. Serão permitidas reuniões de até 10 pessoas.

Nno sábado o número diário de mortes por coronavírus no país já havia caido para 179, ante 229 na sexta-feira, cifras bem abaixo das mais de 900 registradas no início de abril.

O total de mortes acumuladas aumentou para 26.478, enquanto o número de casos diagnosticados subiu de 222.857 para 223.578, informou o Ministério da Saúde.

"Conseguimos recuperar 99% da área perdida pelo vírus", disse o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, em um discurso televisionado no sábado. Mas ele alertou as pessoas que estão passando para a Fase 1 para serem "prudentes" e "cautelosas".

Cerca de 51% da população progredirá para a Fase 1 de um plano de flexibilização em quatro etapas nesta segunda-feira.

Johnson pede que britânicos “Fiquem Alertas”, conforme isolamento começa a ser afrouxado

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu neste domingo que as pessoas “fiquem alertas” aos riscos do coronavírus, no momento em que se prepara para determinar planos de afrouxamento do isolamento que abalou a economia por quase sete semanas.

A decisão do governo de substituir seu slogan “fique em casa” atraiu críticas de partidos de oposição que argumentam que “fiquem alertas” é muito ambíguo.

Johnson, que deve fazer um pronunciamento no início da noite (horário local), deve anunciar um relaxamento limitado das restrições, como encorajar as pessoas que não podem trabalhar de casa a retornarem a seus escritórios e fábricas.

“Todos têm um papel a desempenhar em ajudar a controlar o vírus ficando alertas e seguindo as regras. É assim que podemos continuar a salvar vidas, enquanto começamos a nos recuperar do coronavírus”, disse Johnson, em uma mensagem pelo Twitter.

Ele também tuitou um novo pôster do governo que lista regras incluindo “fique em casa o máximo possível”, “limite o contato com outras pessoas” e “mantenha distância se sair de casa”.

Johnson entrará em detalhes sobre o sistema que vai de “verde” no nível 1 para “vermelho” no nível 5 e que permitirá ao governo sinalizar riscos em diferentes partes da Inglaterra e aumentar as restrições onde for necessário.

O governo quer que as outras nações do Reino Unido --Gales, Escócia e Irlanda do Norte-- sigam os mesmos passos, mas elas têm poder de divergir das medidas.

O total de mortes por coronavírus no Reino Unido aumentou em 269, para 31.855, segundo dados divulgados pelas autoridades de saúde no domingo.

França diz que número de mortes por coronavírus sobe em 80 para 26.310

PARIS (Reuters) - O número de pessoas que morreram de infecções por coronavírus na França foi de 80 óbitos, para 26.310, no sábado, informou o Ministério da Saúde, um aumento diário muito menor do que no dia anterior, quando houve 243.

O ministério disse que o número de pessoas em unidades de terapia intensiva --uma medida-chave da capacidade do sistema de saúde de lidar com a epidemia-- caiu em 56, ou cerca de 2%, para 2.812. Isso é menos da metade do pico de 7.148 observado em 8 de abril.

O número de pessoas hospitalizadas com o coronavírus também caiu, de 22.724 para 22.614, continuando uma queda ininterrupta de três semanas e 30% abaixo do pico de 32.292 em 14 de abril.

A França começará a flexibilizar o isolamento de quase dois meses a partir desta segunda-feira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário