BC anuncia aumento da oferta em leilão de dólar à vista para até US$3 bi
O Banco Central anunciou nesta segunda-feira leilão de venda à vista de até 3 bilhões de dólares, cancelando o anúncio de venda de até 1 bilhão feito na sexta-feira.
A decisão pelo aumento do volume leiloado se deu por "condições do mercado", de acordo com a assessoria de imprensa do BC.
Os mercados internacionais derretem nesta segunda-feira com os preços do petróleo despencando até 30% após a Arábia Saudita ter sinalizado que elevará a produção para ganhar participação no mercado, que já está com sobreoferta devido aos efeitos do coronavírus sobre a demanda.
O leilão será realizado nesta segunda-feira, entre 9h10 e 9h15, mesmo horário que havia sido anunciado anteriormente.
O BC decidiu ampliar o uso das ferramentas de intervenção no mercado de câmbio, após a venda de 5 bilhões de dólares em swaps cambiais não ter impedido o dólar de bater recordes seguidos em meio à crescente desconfiança do mercado com a postura da autoridade monetária diante da pressão cambial.
Desde 20 de dezembro do ano passado o BC não realizava esse tipo de operação --retomada em agosto de 2019 e que há uma década não era utilizada.
No fim da sexta-feira, o dólar à vista caiu 0,36%, a 4,6344 reais na venda, pondo fim a uma série de 12 altas consecutivas. Ainda assim, a cotação fechou a semana com ganho de 3,42%, o mais forte desde novembro de 2019.
0 comentário
STOXX 600 tem leve alta com rendimentos elevados dos títulos e antes de dados dos EUA
Índices da China e de Hong Kong fecham semana em baixa com espera por estímulos
Ministro da Economia do Japão promete coordenar política com BC
Superávit comercial da Alemanha com os EUA atinge máxima recorde com iminência de tarifas de Trump
Economia dos EUA deve ter registrado crescimento lento e constante do emprego em dezembro
Na CNN: Após denunciar prisão de María Corina Machado, oposição diz que ela foi libertada