UE pede pressa nas conversas do Brexit; Londres quer "flexibilidade e imaginação"
Por Gabriela Baczynska e Alastair Macdonald
BRUXELAS (Reuters) - O negociador-chefe da União Europeia para a desfiliação do Reino Unido do bloco, Michel Barnier, disse nesta segunda-feira que está preocupado com o progresso lento da separação, enquanto seu homólogo britânico, David Davis, pediu "flexibilidade e imaginação" para seguir em frente.
Autoridades britânicas chegaram a Bruxelas nesta segunda-feira com a esperança de induzir a UE a conversar sobre seus laços pós-Brexit, o que o bloco se recusa a fazer até haver um acordo sobre a conta da saída de Londres e outras questões do "divórcio", incluindo os direitos dos cidadãos da UE no Reino Unido depois de março de 2019.
"Para ser honesto, estou preocupado. O tempo passa rápido", disse Barnier a repórteres ao receber Davis para uma nova rodada de negociações.
"Precisamos começar a negociar seriamente... quanto mais cedo removermos a ambiguidade, mas cedo estaremos em posição de discutir o relacionamento futuro e um período de transição."
Os dois lados realizam entre segunda e quinta-feira uma terceira rodada de conversas sobre o Brexit, que acontece depois de o Reino Unido tornar públicas, na semana passada, suas posições a respeito de temas que vão das regras alfandegárias ao compartilhamento de dados.
Os documentos com estas posições tocam várias vezes no tópico do relacionamento futuro, já que Londres quer que o debate se concentre nisto, e não somente na separação.
"O governo britânico publicou um grande número de documentos sobre temas importantes relacionados à nossa saída e à nossa visão para uma parceria profunda e especial", disse Davis.
"Queremos nos ater aos pontos nos quais concordamos, desembaraçar as áreas nas quais discordamos e fazer mais progresso em toda a gama de assuntos", acrescentou.
Fazê-lo exigirá "flexibilidade e imaginação dos dois lados".
Mas a UE quer resolver as grandes questões da separação – a garantia dos direitos dos expatriados, um acordo para um projeto de lei de desfiliação e o difícil estabelecimento de uma futura fronteira irlandesa – antes de embarcar em conversas sobre os laços pós-Brexit com Londres.
"Os 27 (outros integrantes) da UE e o Parlamento Europeu estão unidos. Eles não aceitarão que as questões da separação não sejam devidamente abordadas", afirmou Barnier.
A UE já indicou que o avanço lento visto até agora tornou menos provável que as conversas sobre um novo acordo com o Reino Unido comecem em outubro, como previsto originalmente.
(Reportagem adicional de Philip Blenkinsop e Jan Strupczewski)
0 comentário

Ações de Hong Kong atingem máxima em três anos com ganhos em setor de tecnologia

EUA serão atingidos por 'altas tarifas' de outros países, alerta o Global Times da China

Isenção de IR até R$5 mil será compensada por tributação de lucros enviados ao exterior e taxação sobre alta renda

BNDES decide se abster de votar sobre dupla listagem da JBS nos EUA

Presidente chinês pode visitar EUA em um futuro não muito distante, diz Trump

Ibovespa sobe e fecha na máxima desde outubro orbitando 131 mil pontos