Rosengren, do Fed, pede altas de juros graduais, porém mais rápidas
HARTFORD, EUA (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Boston, Eric Rosengren, pediu nesta segunda-feira que o banco central dos Estados Unidos acelere o ritmo de alta da taxa de juros do padrão de uma vez por ano que buscou desde 2015, alertando para os riscos de inflação se não fizer isso.
"Espero que a política monetária apropriada precise normalizar mais rapidamente do que ao longo do ano passado", disse Rosengren em declarações preparadas para um evento.
A 4,7 por cento, o desemprego está agora em um nível que é sustentável no longo prazo, disse ele, e a inflação está a caminho de alcançar a meta de 2 por cento do Fed até o final deste ano.
"Sem mais altas graduais na taxa de juros, pode-se ficar preocupado que a taxa de desemprego pode ir abaixo do nível sustentável de longo prazo --e como resultado, a inflação pode eventualmente superar a meta de 2 por cento do Fed", disse ele.
"A postura de política monetária precisará de ajuste --para impedir que a economia supere de forma dramática ambos os elementos do mandato duplo, o que colocaria a recuperação econômica em risco."
0 comentário
Biden apresentará novas sanções contra a Rússia antes de retorno de Trump
Índices da China recuam com busca por ativos no exterior em meio à pressão deflacionária
Minério de ferro se recupera em Dalian com estímulo chinês e aumento sazonal de estoques
BC do Japão vê aumentos salariais amplos e sinaliza chance de alta dos juros
Exportações e produção industrial da Alemanha aumentam mais do que o esperado em novembro
Putin saúda desejo de Trump por contatos, mas até agora não houve pedidos, diz Kremlin