Mercados asiáticos têm forte queda com preocupação sobre Fed
XANGAI/SYDNEY (Reuters) - Os mercados acionários asiáticos sofreram nesta segunda-feira a pior perda desde junho, com os investidores preocupados com a possibilidade de o Federal Reserve, banco central norte-americano, elevar a taxa de juros já na próxima semana.
O índice de blue chips chinês teve a maior queda em três meses. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,67 por cento, a maior perda percentual desde 13 de junho. O índice de Xangai caiu 1,88 por cento.
Os investidores estão preocupados que o Fed eleve os juros já na próxima semana, depois que o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, disse em um discurso na sexta-feira que aumentos graduais na taxa de juros podem estar de acordo com a economia dos EUA em pleno emprego e que juros baixos estão aumentando a chance de uma economia superaquecida.
Notícias de que o banco central do Japão está avaliando maneiras de inclinar a curva de rendimento dos títulos japoneses, junto com preocupações de que bancos centrais em geral estão ficando sem opções de estímulo, afetaram as dívidas soberanas e o apetite por risco globalmente.
O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, perdia 2,87 por cento às 7:40, afastando-se das máximas de 13 meses.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,73 por cento, a 16.672 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 3,36 por cento, a 23.290 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,88 por cento, a 3.020 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,67 por cento, a 3.262 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 2,28 por cento, a 1.991 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,18 por cento, a 8.947 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES não operou.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 2,24 por cento, a 5.219 pontos.
(Por Wayne Cole)
1 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Acabou o efeito da conversa mole, a China vai fazer isso e vai fazer aquilo, o comunismo é lindo, etc... Aí os EUA podem aumentar 025% os juros e os chineses tem um churrio. Acredito mesmo que está no fim a era dos picaretas, dos falsos, dos mentirosos, a realidade vai bater na cara de todos eles. Os brasileiros estão brincando com coisa séria de novo, deve ser o efeito da vaselina que os politicos andam passando por aí. De novo, acredito que esse ufanismo em torno do Brasil é falso, nossa economia não vai se recuperar fácil assim, mesmo o agronegócio está sustentado pelo câmbio e acredito que essa politica continue, entretanto o país vai quebrar e dessa vez não terá dinheiro para pagar nem os juros das dividas.