Na Veja: Ministro das Finanças grego renuncia para facilitar acordo
O ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis renunciou ao cargo nesta segunda-feira, poucas horas depois da vitória do "não" no referendo de domingo. Varoufakis justificou a decisão dizendo que sua saída pode ajudar o premiê Alex Tsipras a chegar a um acordo com os líderes europeus, depois que a população grega rejeitou as novas medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais.
"Logo depois do anúncio do resultado do plebiscito, fui alertado de uma certa preferência por parte de alguns participantes do Eurogrupo pela minha 'ausência' das reuniões, uma ideia que o primeiro-ministro julgou ser potencialmente útil na busca por um acordo. Por esta razão, estou deixando o Ministério das Finanças hoje", afirmou Varoufakis em um comunicado.
"Considero o meu dever ajudar Tsipras a explorar, como ele achar melhor, o capital que o povo grego nos garantiu ontem no referendo", completou o agora ex-ministro. Varoufakis disse ainda que tem "orgulho" da aversão que desperta em alguns membros do Eurogrupo.
Leia a notícia na íntegra no site Veja.com
0 comentário
Argentina anuncia fim de impostos sobre produtos comprados no exterior
Argentina registra o décimo mês consecutivo de superávit primário em outubro
Montadoras de veículos elétricos e fabricantes de baterias pedem que Trump não acabe com incentivos
Dados sólidos dos EUA continuam a remodelar visões do Fed sobre ritmo e extensão de cortes de juros
Trump escolhe Steven Cheung como diretor de Comunicações da Casa Branca
Rússia restringe exportações de urânio enriquecido para os EUA