Chuvas devem regularizar em Mato Grosso na próxima semana
Os produtores de soja mato-grossenses ainda aguardam as chuvas para o desenvolvimento ideal das lavouras nesta safra. De acordo com Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), as características gerais das lavouras neste momento são de chuvas irregulares e localizadas e altas temperaturas. “A colheita está avançando em ritmo lento e temos relatos de produtividades variadas, de 18 a 65 sacas por hectare”, conta.
Em muitas lavouras, a soja ainda está em fase de enchimento de grão, e por isso é tão importante que chova regularmente. Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria que se formou no Rio Grande do Sul avança para os demais estados da região Sul e também do Sudeste. “Este sistema meteorológico vai finalmente enfraquecer o atual bloqueio atmosférico e deve provocar chuvas mais generalizadas no Centro-Oeste a partir de quinta-feira”, explica o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.
Santos informa ainda que com o retorno das chuvas mais abrangentes e em maior volume, a partir da semana que vem haverá uma elevação dos níveis de umidade do solo e, consequentemente, uma melhora no desenvolvimento das lavouras. “A tendência é que as chuvas comecem a normalizar a partir da primeira semana de fevereiro em todo o Estado”, ressalta o agrometeorologista.
O diretor técnico da Aprosoja diz que há relatos de incidência de pragas como lagarta falsa-medideira e mosca branca em pontos localizados. Porém, a indicação é sempre o monitoramento das lavouras, especialmente para o controle da ferrugem asiática. “Os produtores devem utilizar o Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP) para que as lavouras estejam protegidas e se desenvolvam adequadamente”, frisa Ribas.
0 comentário
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia
China anuncia medidas para impulsionar comércio em meio a preocupações com tarifas de Trump
Expectativa é de que redação do pacote fiscal seja finalizada nesta semana, diz Rui Costa
Presidente do Fed de Richmond diz que EUA estão mais vulneráveis a choques de inflação, informa FT