EUA e europeus discutem proibição de importações de petróleo russo
Por Humeyra Pamuk
WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos e parceiros europeus estão avaliando banir as importações de petróleo da Rússia, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, neste domingo, antes de enfatizar a importância do fornecimento estável de petróleo globalmente.
"Estamos agora em discussões muito ativas com nossos parceiros europeus sobre a proibição da importação de petróleo russo para nossos países, enquanto, é claro, ao mesmo tempo, mantemos um fornecimento global estável de petróleo", disse Blinken em entrevista à NBC.
Blinken, que está em uma viagem pela Europa para coordenar com aliados a invasão russa da Ucrânia, acrescentou que discutiu as importações de petróleo com o presidente Joe Biden e seu gabinete no sábado.
Os comentários de Blinken ocorrem em meio a uma disparada dos preços do petróleo e, depois que os Estados Unidos e seus aliados impuseram sanções à Rússia após a invasão da Ucrânia.
Questionado se os Estados Unidos descartaram a proibição unilateral das importações de petróleo russo, Blinken disse: “não vou descartar a ação de uma forma ou de outra, independentemente do que eles façam, mas em tudo o que fazemos, a abordagem começa com a coordenação com aliados e parceiros.”
(Reportagem por Humeyra Pamuk)
0 comentário

Petróleo sobe levemente com isenção de tarifas e importações de petróleo da China

Opep corta previsão de demanda global de petróleo para 2025, citando tarifas dos EUA

Petróleo sobe com isenções tarifárias e importações chinesas se recuperam

Produtores de petróleo buscam estabilizar finanças em meio à queda no preço do barril

Podemos barrar exportações de petróleo do Irã, diz secretário de Energia dos EUA

Petróleo recua após forte alta enquanto a guerra comercial entre EUA e China se intensifica