China está na "iminência" de abrir mercado de farelo de milho ao Brasil, diz Fávaro

Publicado em 03/04/2025 11:42 e atualizado em 03/04/2025 12:41

Logotipo Reuters

(Reuters) - A China está na iminência de abrir seu mercado para o farelo de milho do Brasil, disse nesta quinta-feira o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante evento do setor em Mato Grosso.

Ele citou o DDG, um coproduto da indústria de etanol de milho.

"Estamos na iminência de nos próximos dias abrir o mercado da China para o nosso DDG, garantindo esta sustentabilidade", disse Fávaro, em seu discurso.

O ministro lembrou que mais de uma dezena de países já estão abertos ao DDG brasileiro, tais como México, Reino Unido, Angola, Vietnã, Turquia e Tailândia.

Ele também destacou que, no plano interno, o Brasil deverá elevar "em breve" a mistura de etanol anidro na gasolina dos atuais 27% para 30%, assim como a composição de biodiesel no diesel, de 14% para 15%.

No caso do biodiesel, a elevação da mistura foi suspensa este ano por preocupações inflacionárias, já que a maior parte da matéria-prima é o óleo de soja.

No caso do etanol na gasolina, testes indicaram recentemente a viabilidade, e o setor espera uma mudança ainda para este ano.

(Por Roberto Samora, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário