China autoriza 26 empresas de sementes de milho e soja transgênicos
PEQUIM (Reuters) - A China emitiu licenças a 26 empresas nacionais de sementes para produzir, distribuir e vender sementes de milho e soja geneticamente modificadas em determinadas províncias, abrindo caminho para o plantio comercial dos grãos transgênicos.
As empresas nomeadas em um aviso do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais na segunda-feira incluem a Beijing Dabeinong Technology e a China National Seed, agora de propriedade do Syngenta Group.
Outras empresas licenciadas incluem as que operam nas principais províncias produtoras de grãos de Hebei, Liaoning, Jilin e Mongólia Interior.
Esse é o primeiro lote de empresas da China a receber licenças de produção e operação de sementes de milho e soja transgênicos, disse o GLOCON Agritech Co-Innovation Institute em uma nota.
Embora cautelosa com relação à tecnologia de transgênicos, Pequim vem se movimentando lentamente para abrir o mercado, aprovando várias sementes desde 2019.
O maior comprador mundial de soja e milho quer reduzir sua dependência das importações, que chegam a mais de 100 milhões de toneladas por ano.
O plantio comercial de variedades transgênicas aumentará a produtividade e poderá reduzir a dependência nas compras futuras de produtos dos Estados Unidos e do Brasil.
Três fontes do setor disseram à Reuters este mês que os produtores de sementes de milho chineses estão se preparando para o plantio de cerca de 670.000 hectares do cereal transgênico em oito províncias no próximo ano, mais do que o dobro da quantidade plantada em 2023.
No entanto, espera-se que Pequim continue a controlar rigidamente a implantação de OGMs.
(Reportagem de Mei Mei Chu)
0 comentário

Após altas e recordes de vendas na última semana, B3 realiza lucros e milho recua nesta segunda-feira

VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo

Em 9 dias de abril de 2025, Brasil já exportou mais milho do que em todo abril de 2024

Futuros do milho seguem contabilizando baixas na Bolsa de Chicago ao longo desta segunda-feira

USDA informa nova venda de milho ao Japão

Seguindo trigo e soja, milho abre a segunda-feira com recuos em Chicago