Plantio do milho vai à 26% no Paraná e Deral indica redução de áreas nas regiões Oeste e Sudoeste
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho avançou para 26% do total estimado, com 45% das lavouras já em descanso vegetativo e 55% ainda em germinação.
Os técnicos do Deral classificam 99% das lavouras como em boas condições e 1% das lavouras em médias.
Já nas áreas da primeira safra, 26% do total foi colhido até o momento, enquanto 62% estão em maturação, 35% em frutificação, 2% em floração e os 1% restantes em descanso vegetativo.
Das lavouras ainda em campo, 83% estão classificadas como em boas condições, 16% em médias e 1% tive avaliação ruim.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita de primeira safra está iniciando, nas regiões Norte e Centro-Oeste, com produtividades dentro do esperado. Já o plantio da safrinha está paralisado devido ao solo muito úmido.
Grande parte das áreas de milho primeira safra está em maturação e a colheita deve começar em breve na região Noroeste, que tem boa previsão de produtividade. Enquanto isso, o plantio da segunda safra já começou a as lavouras apresentam boa germinação.
As regiões Oeste e Sudoeste devem finalizar a colheita da safra de verão nos próximos dias com produtividades desuniformes devido às condições climáticas e ao ataque de cigarrinhas. Por outro lado, o plantio da safrinha ainda não foi finalizado e deve haver redução significativa nas áreas destinadas ao cultivo.
No Sul, a colheita está lenta devido ao clima chuvoso, mas as produtividades estão boas. “A umidade do grão está alta, em torno de 30%, devido ao clima e também pela pressa em colher para em seguida plantar a segunda safra o mais rápido possível”.
0 comentário

Após altas e recordes de vendas na última semana, B3 realiza lucros e milho recua nesta segunda-feira

VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo

Em 9 dias de abril de 2025, Brasil já exportou mais milho do que em todo abril de 2024

Futuros do milho seguem contabilizando baixas na Bolsa de Chicago ao longo desta segunda-feira

USDA informa nova venda de milho ao Japão

Seguindo trigo e soja, milho abre a segunda-feira com recuos em Chicago