Colheita do milho verão avança para 97% no Paraná e qualidade da safrinha cai drasticamente, indica Deral
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que 97% das lavouras da safra verão no estado já foram colhidas. O restante está divido entre 2% em frutificação e 98% já na fase de maturação.
No que diz respeito à qualidade das lavouras, 56% delas foram avaliadas com boas. O índice de médias ficou em 26% e as áreas avaliadas como ruins ficaram em 18%. Na semana anterior os índices eram de 58%, 28% e 14% respectivamente.
Já para a segunda safra, o plantio se manteve em 99% no estado, com as lavouras se dividindo entre germinação (1%), descanso vegetativo (65%), floração (23%), frutificação (10%) e maturação (2%). Enquanto isso, o índice de lavouras avaliadas com em boas condições se caiu de 62% para 40%, o de médias subiu de 31% para 42% e o de ruins saiu de 7% para 18%.
Em São João/PR, por exemplo, algumas regiões acumulam 130 mm de chuva nos últimos dias e outras chegam apenas à 6 mm. Essa diferença impacta no desenvolvimento das lavouras da segunda safra de milho, que apresenta situações bastante distintas, com regiões prometendo boa produtividade e outras com perdas de 100% do que foi plantado.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de São João/PR, Arceny Bocalon, o município já tem perdas consolidadas entre 60 e 70% do que era esperado e precisa de novas precipitações para evitar novas quebras nas lavouras.
Leia Mais:
+ Safrinha de milho já tem perdas de até 100% em São João/PR
0 comentário

Após altas e recordes de vendas na última semana, B3 realiza lucros e milho recua nesta segunda-feira

VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo

Em 9 dias de abril de 2025, Brasil já exportou mais milho do que em todo abril de 2024

Futuros do milho seguem contabilizando baixas na Bolsa de Chicago ao longo desta segunda-feira

USDA informa nova venda de milho ao Japão

Seguindo trigo e soja, milho abre a segunda-feira com recuos em Chicago