Paraná acelera colheita de milho e caminha para safra cheia
Os trabalhos de retirada da segunda safra de milho do campo estão adiantados no Paraná, segundo maior produtor nacional do grão. Até o momento, 20% da área ocupada pela cultura foram colhidos, conforme boletim divulgado nesta terça-feira (30/6) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab). Nesta época do ano passado, o índice estava em 8% e a média para os últimos cinco anos é de 7%.
A avaliação dos técnicos paranaenses é que a segunda safra, cultivada durante o inverno, não corre risco de perdas por causa de geadas e a expectativa de produção recorde na estação fria do ano foi mantida. A Seab prevê que aslavouras renderão 10,78 milhões de toneladas. O desempenho excepcional do milho dá sustentação a uma projeção 38,05 milhões de toneladas para a colheita de grãos do Estado. Se confirmado, o volume ficará 6% acima do registrado no ano passado, quando foram produzidas 36 milhões de toneladas.
O resultado depende ainda do rendimento das áreas de aveia, cevada, canola, trigo e triticale, ainda vulneráveis às variações do clima. Segundo o Deral, a semeadura do trigo está entrando na reta final, com 93% da área já plantada, contra 88% do ano passado e 89,8% na média histórica para esta época do ano.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.
0 comentário
USDA acima do esperado sustentou altas do milho em Chicago nesta 6ªfeira e no acumulado semanal
Bolsa eleva estimativa de plantio de milho na Argentina e reduz área de soja
Cotações do milho em Chicago operam perto da estabilidade nesta 6ªfeira
Milho acompanha a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Milho: Mercado recua na B3 nesta 5ª feira, apesar de dólar ainda alta e ganhos fortes em Chicago
Milho cede na B3 e acompanha perdas no dólar; Chicago sobe forte nesta 5ª feira