Citrosuco acelera impacto positivo e repactua os Compromissos ESG 2030
A Citrosuco, uma das maiores produtoras de sucos e ingredientes de laranja do mundo, dá um novo passo em sua trajetória na produção de alimentos de forma sustentável. Para reafirmar seu compromisso contínuo com os aspectos Ambiental, Social e de Governança (ESG), a empresa anuncia a repactuação dos Compromissos ESG 2030 após o atingimento de parte das suas metas.
Estabelecidos pela Citrosuco a partir da safra 2020-2021, os Compromissos ESG 2030 visam traduzir em metas concretas as ações da companhia para gerar impacto positivo na sociedade e no planeta, reforçando seu protagonismo na cadeia de valor. Esses compromissos estão ancorados em seis temas materiais fundamentais: Carbono; Biodiversidade; Água; Gestão Social; Diversidade, Equidade e Inclusão; e Cadeia de Valor Sustentável.
"A definição dos Compromissos ESG 2030 foi uma iniciativa incorporada na agenda estratégica do negócio há cinco anos. Agora, em 2025, colhemos os frutos da execução desse planejamento, com o atingimento de alguns indicadores antes mesmo do período previsto. Por isso, neste momento, celebramos nossas conquistas e anunciamos a repactuação de metas para continuarmos a trilhar o caminho rumo a um futuro cada vez mais sustentável”, destaca Clauber Andrade, Chief Legal Corporate Affairs Office da Citrosuco.
Repactuação dos Compromissos ESG
A repactuação dos Compromissos ESG 2030 foi resultado de um processo colaborativo e estratégico, que envolveu líderes e especialistas de cada área temática, considerando também as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, incluindo o respeito aos direitos humanos e as novas políticas e normas internacionais – tais como Science Based Target Iniciative, Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD), entre outros.
Além de passarem por auditoria de terceira parte, cada um dos 6 temas materiais dos Compromissos ESG tem objetivos e indicadores definidos. Tanto os avanços alcançados e os novos compromissos serão detalhados no Relatório ESG & Negócios – Safra 23/24, a ser divulgado em maio. O documento incluirá os indicadores assegurados por auditoria de terceira parte, reforçando a transparência e a governança na gestão sustentável da companhia.
No aspecto ambiental, a Citrosuco reafirma o compromisso de reduzir em 28% as emissões de CO² equivalente nos escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) frente ao ano-base de 2019, em que já atingiu 7% da redução de emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa). Alguns projetos que contribuíram para esta redução são: eletrificação do terminal de Ghent, na Bélgica – o segundo maior terminal portuário da Citrosuco em volume de operações –, que opera com energia 100% verde, rastreada e certificada. A unidade produtiva de Catanduva (SP) também alcançou 100% de energia renovável, e outros investimentos dessa natureza vêm sendo implementados no terminal de Santos (SP) e em outras unidades.
O compromisso inicial de biodiversidade, de criar projetos estruturados de conservação para 100% dos hectares destinados à proteção ambiental, atingiu 100% da meta e ganhou um escopo ampliado com a repactuação. Agora, a meta também inclui a implementação de uma Política de Biodiversidade baseada nos critérios de normas internacionais, como a Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD) e a promoção do plantio de 2 milhões de mudas nativas.
A gestão racional dos recursos hídricos também é um objetivo do compromisso, com o avanço na eficiência do uso da água nas operações industriais, a evolução dos indicadores e a revisão da meta para atingir 20% de eficiência na pegada hídrica. Além disso, ampliou-se este compromisso na repactuação, fortalecendo a resiliência hídrica na produção agrícola por meio da reservação de 5 milhões de m³ de água e da irrigação de 40 mil hectares.
No aspecto Social, a Citrosuco atingiu a atuação em 100% dos 10 territórios priorizados com investimento em projetos que contribuíram para a redução de vulnerabilidades. Nos últimos 3 anos, a Citrosuco investiu aproximadamente R$ 7 milhões e impactou positiva e diretamente mais de 20 mil famílias em projetos como a Parceria pela Valorização da Educação (PVE), junto às secretarias de educação dos municípios; o Programa Cidadania, para fortalecimento da Cultura Democrática; o programa de geração de renda, Empreende; entre outros. Para os próximos cinco anos, a companhia focará em elevar a qualidade da educação nos territórios priorizados, mediante o Programa Pilar, de alfabetização de jovens e adultos, com aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); e em programas que fortaleçam as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios.
Em 2021, a Citrosuco firmou o compromisso de alcançar 30% de representatividade de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança até 2030. “Esse marco foi atingido antes do previsto, demonstrando nosso progresso e reforçando a força das ações voltadas para Diversidade, Equidade e Inclusão, garantindo mais oportunidades e reduzindo barreiras ao crescimento profissional. Acreditamos que este é o caminho para a construção de ambientes de trabalho mais justos, respeitando a dignidade e os direitos de cada indivíduo”, destaca Orlando Nastri, Head de ESG da Citrosuco. Com a repactuação em 2025, a meta agora foi ampliada para assegurar 35% de mulheres e de 14% de pessoas negras em cargos de liderança até 2030.
Os Compromissos ESG 2030 incluem ainda a ação de liderar a cadeia de valor sustentável com 100% de fornecimento de fruta sustentável, incluindo frutos próprios e de terceiros – atualmente, mais da metade da meta já foi alcançada, com 76% de toda a produção proveniente de frutas certificadas como sustentáveis. Este compromisso também integra a iniciativa internacional do Sustainable Juice Covenant, que visa melhorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos de sucos da qual a Citrosuco faz parte.
“Por meio de uma agenda transparente e de impacto, vamos continuar evoluindo com os nossos compromissos sociais, ambientais e de governança repactuados, com a ampliação de metas definidas para 2030”, afirma Nastri. Todos os Compromissos 2030 e iniciativas de ESG da Citrosuco podem ser consultados no site citrosuco.com.br/sustentabilidade.
COMPROMISSOS ESG 2030 CITROSUCO
MEIO AMBIENTE
- Contribuir para a resiliência climática
- Fomentar a biodiversidade
- Gerir racionalmente os recursos hídricos
SOCIAL
- Impulsionar a transformação social
- Promover a diversidade, equidade e inclusão
GOVERNANÇA
- Liderar a cadeia de valor sustentável
0 comentário

Indústria reduz moagem de laranjas, com safra atrasada em SP MG, e aposta no limão

Citros/Cepea: Média da tahiti no 1º trimestre é a maior para o período em 6 anos

Fundecitrus: Safra de laranja 2024/25 é encerrada com produção total de 230,87 milhões de caixas

Taxa dos EUA não impede exportação de suco de laranja do Brasil, mas custo sobe US$100 mi

Citrosuco acelera impacto positivo e repactua os Compromissos ESG 2030

Tarifaço pode gerar impacto bilionário à cadeia brasileira de suco de laranja