Melancia/Ceoea: Dezembro chegou e traz recuperação nas cotações

Publicado em 20/12/2024 14:23

Os preços da melancia graúda (>12 kg) aumentaram novamente em todas as regiões produtoras nesta semana (16 a 20/12), cenário que vem sendo registrado desde o início do mês. De acordo com colaboradores do Hortifrúti/Cepea, essa nova valorização se deve à menor oferta da fruta no mercado nacional. Além disso, a demanda aquecida com as festividades de final de ano (Natal e Ano Novo) tem favorecido o aumento dos preços. De fato, em Teixeira de Freitas (BA), o tempo firme (altas temperaturas e sem chuvas), segue beneficiando as lavouras, contribuindo para um bom desenvolvimento das áreas. Com esse cenário, a produtividade na região baiana deve permanecer elevada até o final da temporada, contribuindo para uma melhor diluição de custos da safra 2024/25. Dessa forma, a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada à média de R$ 1,63/ kg na praça, aumento de 19,90% em comparação com a semana passada.

Já nas roças do Rio Grande do Sul, a colheita segue em menor ritmo, após duas semanas de atraso, devido às condições climáticas adversas (excesso de chuva), o que dificultaram o manejo nas lavouras. Entretanto, mesmo com esse adiamento da safra 2024/25, melancicultores gaúchos estão com boas expectativas, visto que o clima mais ameno (poucas chuvas e temperatura adequada) tem contribuído com o desenvolvimento da produção de melancia.  Assim, nesta semana, a fruta de mesmo calibre foi negociada a R$ 1,25 /kg, avanço de 25,50% no mesmo comparativo. Para as próximas semanas, a demanda deve se manter em alta, permitindo cotações atrativas aos produtores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifur

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário