HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet alerta para grande acumulado de chuvas entre o nordeste de Minas Gerais, sul da Bahia e norte do Espírito Santo

Publicado em 18/12/2024 10:36 e atualizado em 18/12/2024 11:24
Para a metade sul do país, há precipitação prevista, porém abaixo da média para esta época do ano

Logotipo Notícias Agrícolas

Chuvas intensas estão previstas entre esta quarta-feira (18) e a quinta-feira (19) para áreas do nordeste de Minas Gerais, metade norte do Espírito Santo e municípios do sul e sudoeste da Bahia. De acordo com o que alerta o Inmet, com aviso laranja de perigo, pode ocorrer precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos,  de 60 a 100 km/h. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No alerta publicado pelo Inmet, as áreas incluídas com risco de serem afetadas são: Vale do Rio Doce, Central espírito-santense, Noroeste espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Baiano, Jequitinhonha, Litoral Norte espírito-santense, Centro Sul baiano e Metropolitana de Belo Horizonte.

A recomendação é de que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também diz que, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Destaque_181224
Alerta laranja para chuvas intensas do Instituto Nacional de Meterologia

Há também um alerta amarelo do Inmet para chuvas intensas, que representa perigo potencial, para uma faixa do Brasil que vai deste o Acre e norte do Amazonas, passando pelo sul do Pará e grande parte de Mato Grosso, Goiás, todo estado de Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí, oeste e sul da Bahia, metade norte de Minas Gerais, todo Espírito Santo e metade norte do Rio de Janeiro.

Para essas localidades, podem ser registradas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. O Inmet informa também para o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta
Alerta amarelo para chuvas intensas do Instituto Nacional de Meterologia

Como mostra previsão da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), as chuvas nos próximos dias deve ficar concentrada com mais intensidade sobre a metade norte do Brasil, com os maiores acumulados, acima de 70 milímetros, a partir de Minas Gerais e Mato Grosso, passando por Goiás, Tocantins e áreas mais a oeste do Nordeste e sul de Piauí e Maranhão.

O mapa de anomia de chuvas da NOAA indica um padrão dentro da normalidade para uma faixa central do Brasil, com níveis acima da média em Minas Gerais, Tocantins e Maranhão, incluindo algumas áreas de Mato Grosso, Piauí e Bahia. Para o restante do Nordeste, grande parte do Norte e o Centro-Sul do Brasil, apesar de haver precipitação prevista, os volumes devem ficar abaixo do normal para esta época do ano.

AnomaliaNOAA_181224
Previsão para anomalia de chuvas entre 18 e 26 de dezembro. Fonte: NOAA
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário