Inmet alerta para grande acumulado de chuvas entre o nordeste de Minas Gerais, sul da Bahia e norte do Espírito Santo
Chuvas intensas estão previstas entre esta quarta-feira (18) e a quinta-feira (19) para áreas do nordeste de Minas Gerais, metade norte do Espírito Santo e municípios do sul e sudoeste da Bahia. De acordo com o que alerta o Inmet, com aviso laranja de perigo, pode ocorrer precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No alerta publicado pelo Inmet, as áreas incluídas com risco de serem afetadas são: Vale do Rio Doce, Central espírito-santense, Noroeste espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Baiano, Jequitinhonha, Litoral Norte espírito-santense, Centro Sul baiano e Metropolitana de Belo Horizonte.
A recomendação é de que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também diz que, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Há também um alerta amarelo do Inmet para chuvas intensas, que representa perigo potencial, para uma faixa do Brasil que vai deste o Acre e norte do Amazonas, passando pelo sul do Pará e grande parte de Mato Grosso, Goiás, todo estado de Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí, oeste e sul da Bahia, metade norte de Minas Gerais, todo Espírito Santo e metade norte do Rio de Janeiro.
Para essas localidades, podem ser registradas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. O Inmet informa também para o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Como mostra previsão da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), as chuvas nos próximos dias deve ficar concentrada com mais intensidade sobre a metade norte do Brasil, com os maiores acumulados, acima de 70 milímetros, a partir de Minas Gerais e Mato Grosso, passando por Goiás, Tocantins e áreas mais a oeste do Nordeste e sul de Piauí e Maranhão.
O mapa de anomia de chuvas da NOAA indica um padrão dentro da normalidade para uma faixa central do Brasil, com níveis acima da média em Minas Gerais, Tocantins e Maranhão, incluindo algumas áreas de Mato Grosso, Piauí e Bahia. Para o restante do Nordeste, grande parte do Norte e o Centro-Sul do Brasil, apesar de haver precipitação prevista, os volumes devem ficar abaixo do normal para esta época do ano.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
Inmet alerta para grande acumulado de chuvas entre o nordeste de Minas Gerais, sul da Bahia e norte do Espírito Santo
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (18) para todo o Brasil
Após pequena trégua, chuvas devem retornar ao Centro-Sul do Brasil a partir de quinta-feira (19)
Corredor de umidade se forma atravessando o Brasil do Sudeste ao Norte, alcançando inclusive o Matopiba
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (16) para todo o Brasil