Melancia/Cepea: Mesmo com altas temperaturas, preço da graúda recua em Goiás
O preço da melancia recuou nesta semana (09 a 13/09) em Uruana (GO). Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, a desvalorização se deve à falta de caminhões para o carregamento das frutas, o que vem impossibilitando as vendas e gerando acúmulo nas lavouras, mesmo com as altas temperaturas podendo favorecer a demanda. Este cenário é preocupante para os melancicultores, visto que em Goiás as temperaturas seguem elevadas, acelerando a maturação da melancia – o que pode reduzir a qualidade, caso essa falta de caminhões persista nas próximas semanas. Além disso, produtores relataram falta de mão de obra para colheita devido às festividades da cidade (Festa da Melancia).
Assim, nesta semana, a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada à média de R$ 1,15/kg em Uruana, declínio de 11,50% em comparação com a semana passada. Já na Ceagesp, as vendas foram lentas mesmo com o calor, surpreendendo atacadistas, que esperavam uma melhora no comércio. Assim, a cotação da graúda (12 kg) se estabilizou nesta semana, sendo vendida à média de R$ 3,08/kg no entreposto de São Paulo. Para a próximas semanas, as vendas podem ser melhores caso a situação logística seja restabelecida, visto que as altas temperaturas irão prevalecer, podendo favorecer a demanda.
0 comentário
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
Mercado da China está aberto para a uva do Brasil, mas primeiros embarques devem ficar para 2025
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã