Melão/Cepea: Crescimento das exportações impacta positivamente o mercado interno
No Rio Grande do Norte/Ceará, os preços do melão amarelo subiram nesta semana (19 a 23/08). O tipo 5 a 8 foi vendido por R$ 35,57/cx de 13 kg (posto São Paulo), aumento de 7%. O ocorrido se deve à intensificação das exportações, que está restringindo a oferta para o mercado interno, sobretudo de melões graúdos.
Produtores consultados pelo Hortifrúti/Cepea relataram, ainda, que as altas amplitudes térmicas podem estar interferindo no desenvolvimento de algumas lavouras, e em alguns casos, ocasionando melões miúdos.
Segundo notícia do Fresh Plaza, os bons envios brasileiros estão sendo favorecidos pela baixa oferta de melão na Espanha, que ocasionou altos preços para as frutas que restam nas prateleiras europeias.
No Vale do São Francisco (BA/PE), o amarelo a granel foi vendido por R$ 1,57/kg, valorização de 10%; também por reflexo das exportações do RN/CE. Para as próximas semanas, é possível que o mercado interno fique mais equilibrado em relação à oferta, fazendo com que os melões possam valorizar ainda mais.
0 comentário
Cacau amplia queda em Nova York
Safra 24/25 de cacau traz novos desafios enquanto o Brasil foca na retomada da produção nacional
Abertura do mercado chinês para a uva brasileira traz grandes expectativas para o mercado de embalagens
Ceplac recebe representantes da Universidade Federal do Oeste da Bahia em Ilhéus (BA)
Safra de tomate industrial encerra 2024 com produção estável, mas desafios futuros e mudanças polêmicas preocupam o setor
Mandioca/Cepea: Com muitas fecularias em recesso, oferta de raiz supera demanda