Exportações de frutas brasileiras crescem em valor no primeiro semestre de 2024
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) celebra o crescimento das exportações de frutas brasileiras no primeiro semestre de 2024. O setor registrou aumento de 5,09% no valor exportado em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pela elevação dos preços das principais frutas e pela variação cambial favorável.
Este crescimento positivo é resultado, em grande parte, da elevação dos preços das frutas exportadas, provocada pela quebra de safra e a redução dos volumes enviados à União Europeia por concorrentes do Brasil. Com mais de 70% das frutas exportadas destinadas ao mercado europeu, o Brasil conseguiu se beneficiar desta situação. Adicionalmente, a variação cambial positiva no início de 2024 contribuiu significativamente para o aumento do valor das exportações.
Dentre as frutas que mais se destacaram, a manga registrou um crescimento de 13,04%, enquanto o avocado teve um aumento de 10,14%. No entanto, o volume total exportado caiu -8,72% devido a problemas climáticos no final de 2023 e no começo de 2024.
Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, comentou os resultados. "Estamos satisfeitos com o desempenho das exportações de frutas brasileiras no primeiro semestre de 2024. Apesar dos desafios climáticos, conseguimos crescer em valor nas exportações, graças ao aumento dos preços e à variação cambial positiva. Estamos otimistas para o segundo semestre, que tradicionalmente é o período mais forte para as exportações de frutas do Brasil. Esperamos resultados ainda mais expressivos ao continuarmos a expandir nossa presença nos mercados internacionais", disse.
Segundo o presidente da entidade, a Abrafrutas está comprometida com o crescimento do setor e a promoção global das frutas brasileiras. Neste segundo semestre, produtores e exportadores participarão de feiras internacionais como a Fruit Logística Ásia em Hong Kong e a Fruit Attraction em Madrid, eventos cruciais para fortalecer as exportações. “Estas feiras proporcionam uma plataforma valiosa para estabelecer novos contatos comerciais e explorar oportunidades de mercado, contribuindo significativamente para o crescimento contínuo das exportações de frutas brasileiras”, afirmou Guilherme Coelho.
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